O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse nesta segunda-feira (20) que o governo dispõe de R$ 7 bilhões em recursos a serem investidos em mobilidade urbana, e que, nesse setor, é o transporte público o “vetor mais importante”, enquanto alternativa de deslocamento de pessoas. A afirmação foi feita durante a abertura online da Semana da Mobilidade, que vai até sexta-feira. A expectativa é de que ao longo da semana sejam anunciadas também medidas de estímulo ao desenvolvimento de projetos de infraestrutura cicloviária.
ICMS não aumentou nos últimos 12 meses, afirmam governadores sobre o preço da gasolina
Vinte governadores divulgaram nota na qual afirmam que o aumento do preço da gasolina é um “problema nacional” e não das unidades da federação.
A carta é uma resposta às acusações do presidente Jair Bolsonaro, que culpa os Estados pelo aumento do preço do combustível.
Na carta, os governadores afirmam que, embora o preço do combustível tenha registrado aumento superior a 40% nos últimos 12 meses, nenhum Estado aumentou nesse período o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), um dos tributos que incidem sobre a gasolina.
Segundo especialistas, o principal motivo da alta nos preços dos combustíveis é a desvalorização do real frente ao dólar.
Bovespa cai com risco de calote na China e tem pior marca do ano
O medo de um calote da gigante do setor imobiliário chinês Evergrande e potenciais efeitos na economia da China mexeu com índices de todo o mundo nesta segunda-feira (20), incluindo Nova York. Seguindo o mesmo movimento, a Bolsa brasileira (B3) teve tombo de 2,33%, aos 108.843 pontos, o pior patamar do ano. No câmbio, o dólar foi pressionado e teve alta de 0,93%, cotado a R$ 5,3312.
Anatel deve julgar edital 5G na sexta-feira
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou ontem (20) que fará, na próxima sexta-feira, 24, reunião extraordinária da diretoria colegiada para julgar o edital do leilão de licenças da quinta geração de telefonia móvel (5G). Diretores da agência vão analisar ajustes na minuta para oferta no país das radiofrequências em serviços de 5G. O edital já havia sido aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, pediu vistas, o que adiou a análise.
Pesquisa aponta que 67% dos brasileiros reduziram consumo de carne e 47%, de pão francês
Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) aponta que 85% dos brasileiros reduziram o consumo de alimentos desde o início do ano, com destaque para carne de boi, arroz, feijão, frutas, legumes e pão. O ovo, ao contrário, ganhou espaço nos lares do País como substituto da proteína, segundo o levantamento, realizado entre 13 e 15 de setembro.
De acordo com o os dados, 67% dos brasileiros cortaram o consumo de carne vermelha; 51% o de refrigerantes e sucos e 46% o de leite, queijo e iogurte. Pão francês, pão de forma e outros pães aparecem com 41% de redução.
Demais gastos básicos, como arroz, feijão e macarrão, estão deixando de ser comprados por 34%, 36% e 38% da população, respectivamente.
Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira
O presidente Jair Bolsonaro participa na manhã desta terça-feira (21) na 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos. Por tradição, o presidente brasileiro é o primeiro entre todos os chefes de Estado e de governo a discursar no plenário.
Na edição deste ano, o encontro está sendo em formato híbrido, com parte dos discursos gravados e outra parte presencial. Bolsonaro optou por viajar a Nova York para discursar presencialmente.
Ontem, o presidente e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, acompanhados de ministros e auxiliares, conversaram sobre as relações comerciais entre os dois países e o fortalecimento da parceria bilateral.
Anvisa diz que não há relação entre vacina da Covid-19 e morte de adolescente
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesta segunda-feira (20), que não houve “relação causal entre a administração da vacina e o evento adverso investigado”, referindo-se à morte de uma adolescente que foi vacinada contra a Covid-19, no estado de São Paulo, com o imunizante da Pfizer.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, uma doença denominada “Púrpura Trombótica Trombocitopênica” (PPT) foi a causa do óbito.
“A PTT é uma doença autoimune, rara e grave, normalmente sem uma causa conhecida capaz de desencadeá-la, e não há nenhum relato técnico até o momento que aponte este quadro como evento adverso pós-vacinação após primeira dose de uma vacina contra COVID-19 de RNA mensageiro, como é o caso da Pfizer”,