Facilidades de negociação e pagamento, e possibilidade de personalizar e planejar o imóvel. Esses são alguns dos motivos que têm levado, cada vez mais, os clientes a comprar uma casa ou apartamento na planta. Nem sempre é fácil decidir, afinal, são vários os fatores que precisam ser levados em consideração na hora de adquirir um bem para ‘chamar de seu’. Por isso, o diretor da Lucasa Construtora, de Lajeado, Luiz Carlos Sartori, aponta alguns motivos para facilitar essa escolha.
– Preço mais acessível:
Uma das principais vantagens de comprar um imóvel ainda em construção é que os custos são menores. “É possível dar uma entrada pequena e parcelar o restante, conforme a capacidade financeira do cliente. Atualmente, as taxas de juros estão excelentes. Aliás, nunca estiveram tão boas. As pessoas de mais idade devem lembrar de como era difícil fazer um financiamento bancário, pois as taxas eram muito altas. As pessoas, muitas vezes, ficavam com saldo devedor superior ao valor do imóvel. Hoje, as parcelas são reajustadas pelo INCC, que teve reajuste de 10% em um ano. Enquanto que os materiais de construção tiveram alta expressiva. O aço subiu 150%, o cobre e o alumínio 100%, por exemplo. Pelo comparativo, foi uma grande vantagem para quem comprou na planta.”
– Valorização imobiliária:
Se no momento da compra o preço é convidativo, depois de concluído o imóvel ganha valorização imobiliária. Conforme Sartori, isso acontece porque as imprevisibilidades que podem acontecer durante a construção são sanadas assim que a obra é finalizada e, consequentemente, a casa ou apartamento se valorizam no mercado.
– Personalização:
Outra vantagem é que o cliente pode escolher os materiais de acabamentos. No momento da compra, o cliente pode optar por pisos, azuleijos e outros itens de sua preferência. “A construtora tem um padrão de acabamento, mas o cliente pode ir nas lojas parceiras e escolher o que prefere, e só paga a diferença dos valores”, destaca o empreendedor. “Quem compra pronto não tem essa possibilidade. Só se fizer uma reforma, o que aumenta os custos e o tempo para finalizar o projeto”, compara Sartori, salientando que no início dos empreendimentos a construtora faz um preço especial para captar recursos. “Apesar de que, na Lucasa, sempre trabalhamos com recursos próprios.”
– Planejamento para mudança e decoração:
Outro ponto positivo de imóveis na planta é que o proprietário tem maior prazo para planejar sua mudança, principalmente para quem paga aluguel. “Além disso, o comprador consegue planejar os móveis, hoje a maioria faz projetos sob medida para melhor aproveitar e otimizar os espaços. Ou seja, facilita para planejar a ida para o imóvel e a decoração dos ambientes.”
Projetos de qualidade e bem localizados
A Lucasa Construtora atua desde 2004 e, nestes 17 anos de atividades, já concretizou inúmeros projetos residenciais e comerciais na região e no Estado. Para 2021, mais duas obras têm previsão de entrega: os edifícios Ferrara, que será finalizado em 30 de setembro; e o Le Castella, com entrega programada para 31 de dezembro.
Os dois empreendimentos, com cerca de 95% já comercializados, se destacam pelos projetos modernos e bem localizados, na região alta do Bairro São Crsitóvão, nas proximidades da Univates. Confira os apartamentos ainda disponíveis para venda.
“A construtora tem um padrão de acabamento, mas o cliente pode ir nas lojas parceiras e escolher o que prefere, e só paga a diferença dos valores.” Diretor da Lucasa Construtora, José Carlos Sartori