Músico haitiano encanta Lajeado

MÚSICA

Músico haitiano encanta Lajeado

Em busca de uma vida melhor, Evenel chegou ao Brasil em 2020. Além de voltar a ser professor de música, sonha em concluir os estudos no ensino médio

Músico haitiano encanta Lajeado
Evenel Zephirin, 23 anos, aprendeu a tocar o saxofone há 7 anos e era professor de teoria musical para crianças no Haiti. | Crédito: Renata Lohmann
Lajeado

Evenel Zephirin, 23 anos, tem chamado a atenção pelas ruas de Lajeado. Acompanhado de seu saxofone e uma caixa de som, ele encanta quem passa com sua arte. Nascido em Marmelade, no Haiti, “Eve Sax” – seu nome artístico – chegou em Lajeado há quase dois anos e faz um mês que começou a tocar pelas ruas da cidade.

Eve costuma conectar o smartphone à caixa de som e procura uma música para acompanhar com o instrumento. Uma delas é “Right Here Waiting”, do americano Richard Marx, uma balada dos anos 80 que fez sucesso no Brasil como tema do casal interpretado por Malu Mader e Taumaturgo Ferreira da telenovela da Rede Globo “Top Model”. As pessoas param para escutar e aplaudem enquanto passam caminhando.

O rapaz aprendeu a tocar saxofone há sete anos e, no Haiti, era professor de teoria da música para crianças. Seu estilo musical favorito é de adoração religiosa. A insegurança no país natal e a procura por uma vida melhor foi o que motivou sua vinda para o Brasil. Até então, Eve não havia morado fora do Haiti.

Aqui, passou a morar primeiro com os irmãos e depois com os primos, no bairro Moinhos. Os pais continuam no Haiti, mas querem se mudar para o Brasil também. Com a mudança de país, ele não conseguiu concluir os estudos. O jovem saxofonista conta que gostaria de completar sua educação aqui no Brasil, mas não consegue conciliar seu trabalho em uma empresa de alimentos, no turno da tarde, com o horário da escola, onde ele só conseguiu vaga no mesmo turno.

A reação das pessoas ao vê-lo se apresentando pelas ruas da cidade é muito positiva, ele garante. “Faz um mês que eu estou me apresentando na rua. As pessoas apreciam me ver tocando e isso me incentiva a praticar para tocar ainda melhor. Já fui convidado para me apresentar em casamentos, formaturas e aniversários”, conta.
Eve conta que sempre gostou de música e escolheu o saxofone como seu instrumento. “Algumas pessoas me desestimularam a aprender a tocar saxofone. Mas eu não escutei elas. Eu tinha um sonho e agora começo a realizá-lo”, completa.

O haitiano tem planos para o futuro: quer continuar no Brasil e atuar como professor de música. “Só preciso de um lugar para dar as aulas”, garante.

Confira um trecho da música “Right Here Waiting” interpretada por Eve Sax.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais