O governo de Lajeado e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil fecharam parceria para que seja feita simulação de uma grande enchente na região. Os detalhes serão definidos nos próximos dias com os municípios da microrregião do Vale Taquari, abastecidos pelo rio Taquari.
Segundo o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, que esteve entre terça e quarta-feira em Brasília, representantes dos municípios serão chamados para uma reunião. Serão apresentados detalhes da atividade. A intenção é que o simulado ocorra ainda este ano, entre novembro e dezembro.
“É um simulado de uma grande inundação. Vamos trabalhar com todas as fases do socorro, da prevenção e da mitigação. Tudo isso num dia de sol, tranquilo”, afirma. Conforme Locatelli, será uma forma de verificar como cada cidade reagirá a um evento climático e se a região estará preparada para lidar com os efeitos de uma eventual cheia.
O simulado terá apoio da Secretaria Nacional e ajudará na capacitação das equipes regionais. Será uma forma de prever e estabelecer métodos de contingenciamento das cheias em cenários de risco.. “Vamos testar esse processo. É uma iniciativa importante para a região”, ressalta. Também devem participar
Resposta à enchente
O simulado é mais um movimento da região para prevenção e combate às enchentes do rio Taquari. A cheia histórica de julho do ano passado deixou marcas profundas. Houve críticas à demora na resposta dos municípios, que sofreram com os estragos e acumularam prejuízos milionários.
Desde então, treinamentos e ações tem sido frequentes para encontrar a melhor forma de evitar maiores danos. Em julho, por exemplo, as defesas civis do Vale se reuniram em Lajeado para conhecer o trabalho e alinhar a comunicação com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que faz monitoramento do nível do rio Taquari.
De acordo com Locatelli, outra novidade é que a população do Vale do Taquari será inclusa em um sistema nacional de alertas de enchente. Esta ferramenta será viabilizada través do SMS, que localiza as pessoas por meio do CEP.
Ainda, a Defesa Civil participará de treinamento será ministrado pela Escola Nacional de Administração Pública, e Lajeado terá a instalação de um novo sistema de monitoramento de enchentes, por meio de um pluviômetro automático.