Região começa nesta quinta-feira a vacinação de menores

Covid-19

Região começa nesta quinta-feira a vacinação de menores

Jovens com 17 anos podem procurar imunização em Lajeado e Encantado. Remessa que chegou à região nessa quarta-feira também possibilita doses de reforço para idosos em lares de longa permanência, imunossuprimidos e pessoas com mais de 70 anos

Região começa nesta quinta-feira a vacinação de menores
Mais de 17 mil doses foram entregues à Coordenadoria Regional de Saúde (Foto: Jhon Tedeschi)
Vale do Taquari

A região se prepara para iniciar a vacinação de menores de 18 anos sem comorbidades e a dose de reforço para idosos. A 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) distribuiu nessa quarta-feira, 15, as doses restantes da 48ª remessa e a 49ª remessa para os municípios. Alguns deles já têm cronograma definido para o início desta nova etapa.

O governo do estado projetava o início da vacinação para menores de idade a partir de quinta-feira. Cidades de outras regiões iniciaram ainda antes do tempo estipulado, mas no Vale do Taquari as primeiras imunizações começam hoje. Lajeado e Encantado são dois municípios que ofertam vacinas para adolescentes de 17 anos.

De acordo com o coordenador-adjunto da 16ª CRS, Éderson da Rocha, a recomendação é para iniciar as aplicações de doses de reforço em idosos a partir de 60 anos, residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), pessoas imunossuprimidas e população em geral acima de 70 anos.

Para ele, é difícil estabelecer um padrão para as chegadas das doses. “Acontece tudo de forma muito dinâmica, é tudo muito rápido. As vacinas que chegaram hoje (ontem), são vacinas que chegaram na segunda-feira no aeroporto”. Ele explica que há uma pactuação por parte da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que define as quantidades destinadas para as regiões.

Lajeado e Encantado começam nesta quinta-feira

A Secretaria da Saúde de Lajeado confirmou o início da vacinação de jovens com 17 anos completos a partir de hoje. O município recebeu 564 doses para este público, e estima atender a 50% da população deste grupo. A organização para oferta das vacinas será a mesma para os outros públicos, nos postos de saúde do Centro, Montanha e São Cristóvão, das 8h às 14h.

A dose de reforço também começa a ser aplicada nesta quinta-feira. “Nesta primeira fase, vamos vacinar apenas os idosos residentes em lares de idosos e outros que estão acamados em casa. Só podemos vacinar agora quem já recebeu a segunda dose há pelo menos 6 meses. Dependendo se recebermos mais doses ao longo da semana, nossa ideia é abrir o drive-thru no sábado para atender uma nova faixa etária de idosos”, projeta o secretário Cláudio Klein.

Outro município que inicia nova etapa de vacinação hoje é Encantado. O município recebeu 366 doses para aplicar em idosos e 132 para menores de idade. Adolescentes de 17 anos e idosos de 89 anos ou mais podem buscar a imunização na Sala de Vacinas, ao lado do Posto Navegantes. Existe a possibilidade de aplicação no formato drive-thru, se o paciente preferir.

Projeções em Estrela

Estrela foi outro município que predefiniu datas para começar a imunizar menores. A princípio elas devem ser nos dias 25 de setembro e 02 de outubro. O planejamento da administração é oferecer as doses no Parque Princesa do Vale.

Ainda serão definidas as duas faixas etárias, mas isto e a definição das datas, dependem do envio de vacinas e a quantidade de unidades dos lotes. “Deixamos os adolescentes para os finais de semana, para facilitar o acompanhamento pelos responsáveis”, explica a chefe da equipe de vacinação, Ana Carolina Pádua Lopes.

Em relação aos idosos, a Secretaria da Saúde aguarda orientações da 16ª CRS para iniciar as aplicações das doses de reforço. A estratégia será mantida, de acordo com Ana, de ir até as Instituições de Longa Permanência e também atender os acamados em domicílio. Até o final da semana o município deve divulgar o cronograma para os atendimentos.

PÚBLICO-ALVO

Dose de reforço
• Pessoas em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) – 6 meses após a última dose do esquema vacinal;
• Pessoas com mais de 70 anos – 6 meses após a última dose do esquema vacinal;
• Imunossuprimidos – 28 dias após a última dose do esquema vacinal.

Primeira dose
• Pessoas com 17 anos, sem comorbidades.

Acompanhe
nossas
redes sociais