Prefeitura de Lajeado adverte para golpe de suposta agente de saúde

ESTELIONATO

Prefeitura de Lajeado adverte para golpe de suposta agente de saúde

A mulher subtraiu R$ 39 mil de um casal de idosos

Prefeitura de Lajeado adverte para golpe de suposta agente de saúde
Divulgação

A Secretaria de Saúde de Lajeado alerta a comunidade sobre a prática de golpe aplicado em casal residente do Bairro Jardim do Cedro. Na sexta-feira passada, 10, quando a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Jardim do Cedro atendia no posto de saúde Novo Tempo, no Bairro Santo Antônio, uma golpista se passou por agente comunitária de saúde, vestindo um jaleco branco, e visitou a residência de um casal de idosos. Durante a conversa, solicitou cartões bancários e senhas de acesso alegando que os colocaria em um envelope que o casal deveria apresentar na respectiva unidade bancária que possuem conta.

Como justificativa de convencimento, informou ao casal que estes seriam beneficiados com aporte financeiro mensal para ser utilizado na compra de medicamentos de uso contínuo de ambos.

Durante a conversa que teve com o casal, a golpista já portava um envelope fechado com cartões sem utilidade alguma, e enquanto distraiu o casal substituiu o envelope com os cartões do casal pelo envelope contendo cartões velhos e raspados. Entregou a eles o envelope com cartões sem utilidade alguma alegando que deveriam mantê-lo fechado, até que o entregassem na agência bancária deles para obterem a vantagem prometida do aporte financeiro para compra de medicamentos.

A mulher vitimada ainda ponderou, durante a conversa com a golpista, que ligaria na ESF Jardim do Cedro para se certificar de que não se tratava de um golpe. A golpista, se valendo da informação de que a ESF estava fechada na sexta-feira, dia 10, disse que não adiantaria ligarem pois a unidade estaria fechada. Dias depois, o casal procurou a ESF do Jardim do Cedro para se certificar de que de fato receberiam a vantagem, entregando o envelope, ainda fechado, contendo os cartões sem utilidade. Ao constatar que tratava-se de um golpe ao abrir o envelope, a equipe da ESF Jardim do Cedro orientou o casal de idosos a procurar a delegacia para formalizar a denúncia com boletim de ocorrência, bem como a alertar seus familiares em razão de que poderiam ocorrer novas tentativas de golpe.

O que fazer para não cair em golpe

A Sesa orienta a população a jamais entregar cartões bancários nem prestar informações de caráter financeiro com dados pessoais para ninguém que diz ser da Secretaria de Saúde ou de outro órgão da Prefeitura. Em caso de dúvida, a pessoa deve ligar para o órgão e certificar-se de que a pessoa que se apresentou trabalha no local. Em caso de suspeita, devem acionar a Brigada Militar pelo 190 ou a Polícia Civil pelo fone (51) 3714-2888.

Acompanhe
nossas
redes sociais