A Secretaria da Saúde de Lajeado anunciou nesta quinta-feira, 16, que suspenderá a partir de amanhã a aplicação de vacinas para jovens de 17 anos sem comorbidades. O Ministério da Saúde divulgou nota informativa orientando interromper a imunização destes jovens.
Com isso, o município seguirá com a aplicação de primeiras e segundas doses para maiores de 18 anos e com a vacinação dos adolescentes que tenham comorbidades. Um dos critérios para a suspensão da vacinação deste grupo, segundo a nota informativa do Ministério da Saúde, é que a Organização Mundial da Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades.
Doses de reforço para idosos
Lajeado iniciou no final da tarde de hoje a aplicação da dose de reforço nos idosos residentes em instituições de longa permanência e idosos acamados. Para receber a primeira dose é necessário apresentar o documento de identidade e um comprovante de residência em Lajeado. Caso não tenha comprovante, será aceita uma autodeclaração.
Vacinação na sexta-feira
A imunização amanhã segue para pessoas com 18 anos ou mais e adolescentes com comorbidades que busquem a primeira dose, segundas doses de acordo com o cronograma vacinal, e doses de reforço para residentes de idosos ou acamados. A primeira dose estará disponível nos postos do Centro e São Cristóvão, e a segunda dose nos postos citados e no bairro Montanha.