Força comunitária viabiliza nova igreja

Forquetinha

Força comunitária viabiliza nova igreja

Obra iniciou em 2012 e recebeu investimento de R$ 500 mil com a ajuda das famílias

Força comunitária viabiliza nova igreja
Novo prédio da igreja católica de Forquetinha será inaugurado neste domingo, 19, com a presença do bispo (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Após três décadas de mobilização, a comunidade católica inaugura neste domingo, 19, a igreja construída com a ajuda das famílias e lucro de eventos. As obras iniciaram em setembro de 2012 e receberam investimento de R$ 500 mil no decorrer de oito anos.

Até então, os fiéis utilizavam o salão comunitário construído em 1984. Nele eram celebradas as missas, encontros de catequistas, festas e demais atividades da igreja católica. A ideia de construir o novo prédio surgiu no início da década de 90 e a conclusão da obra ocorreu no ano passado. Por conta da pandemia a inauguração foi postergada.

“É um sonho viabilizado por muitas mãos. Representa a fé, a união e o espírito comunitário”, resume o presidente Valdori Sauter. Em sua sexta gestão à frente da comunidade São Cristóvão, ele lembra do esforço para tornar o projeto realidade.

Na época, para colocar a ideia em prática, Sauter optou em não revelar todo o valor necessário para a construção. “Se fosse falar do investimento real, ninguém iria apoiar. Após iniciadas as obras, todos colaboraram, seja com doações, pagamento de anuidade ou com participação em festas e bailes.”

O novo templo tem capacidade para acolher até 900 pessoas. Em função da pandemia, a ocupação está limitada em 400. “Foram momentos muito difíceis e várias vezes tivemos que parar a obra por falta de recursos. Mas graças à união e fé, no próximo domingo vamos inaugurar esta grandiosa igreja”, destaca o casal Adair Pedro e Clarice Groders, apoiadores do projeto desde o início.

História da comunidade

Em 1983 eram cerca de 30 famílias católicas em Forquetinha. Para participar de uma missa ou celebrações da igreja, precisavam se deslocar até a Comunidade de São José de Conventos, em Lajeado.

A dificuldade de deslocamento era grande e muitos desistiram de receber o sacramento da eucaristia ou crisma. Esse cenário mudou a partir da chegada de um casal de professores que logo perceberam a dificuldade.

Para atender essa demanda, iniciaram a preparação dos jovens, mesmo num local improvisado. A primeira diretoria foi constituída em 1984. O grupo conseguiu a doação de uma área para a construção da sede de eventos.

O centro comunitário foi construído em 1984. Hoje a comunidade que tem como padroeiro São Cristóvão, possui em torno de 260 associados. As missas são realizadas no terceiro sábado do mês às 19h e no quinto domingo do mês às 10h.

Inauguração

A solenidade de inauguração do templo será neste domingo, 19, com a presença de autoridades locais e do bispo diocesano Dom Aloísio Dilli. Antes da missa, marcada para 10h, ocorre o descerramento da fita.

Acompanhe
nossas
redes sociais