Em cima de uma carreta, foi montado o palco do Show Farroupilha em Movimento. Esta será uma das atrações da 3 ª Semana Farroupilha de Lajeado, que iniciou na noite de terça-feira, 14. O espetáculo que traz Borghettinho e Daniel Torres como atrações, está programado para esta quarta-feira, a partir das 17h.
Esta é a primeira edição do projeto produzido pelas empresas Mais Cultura e Arte e Nova Produções com financiamento do programa Pró-Cultura RS. Ele também é patrocinado pela Girando Sol e Bioideal Distribuidora. Na noite de ontem, a caravana também passou pela cidade de Arroio do Meio.
A ideia é atingir cerca de 50 mil pessoas com o evento desta noite, já que, além do trajeto pelas ruas de Lajeado, o show também será transmitido pelo Facebook do Mais Cultura e Arte, para ampliar a abrangência do projeto.
“Organizamos dessa forma pelo momento pandêmico que estamos vivendo. A gente não pode se aglomerar, ainda temos que ter muito cuidado. Por isso, pensamos que se o público não pode ir até o artista, por que o artista não pode ir até o público?”, explica o produtor da Nova Produções Guilherme Heck, de Três Passos.
O projeto também busca levar artistas reconhecidos no estado e no país de forma acessível e gratuita para a casa das pessoas. “É, talvez, uma oportunidade única de assistir apresentações como esta. O público está carente de atrações. Para muitas pessoas é uma forma de poder comemorar e cultivar a nossa cultura novamente”, destaca Guilherme.
O trajeto do Show Farroupilha em Movimento sai do Parque do Imigrante, passa pelo São Cristóvão e vai em direção ao Parque dos Dick pelas avenidas Alberto Pasqualini e Benjamin Constant.
Os artistas também farão uma homenagem aos profissionais de saúde ao passarem próximos ao Hospital Bruno Born e ao Posto de Saúde do Centro.
A programação do projeto iniciou na segunda-feira, 13, em Marau. Depois de passar por Arroio do Meio e Lajeado, o show vai para Ijuí, Três de Maio, Coronel Bicaco, Frederico Westphalen e Três Passos.
Tradição e improviso no palco
Renato Borghetti, o Borghettinho, é conhecido pelo repertório musical embalado pela gaita. Ao lado do cantor Daniel Torres, nesta noite, traz a Lajeado um misto das músicas mais tradicionais gauchescas, como a Querência Amada, e improvisos.
“A gente tem uma amizade muito grande e conseguimos definir as músicas na hora. Eu vejo qual o Daniel quer cantar e acompanho. Toco alguns solos também. Tudo isso de forma espontânea no palco”, destaca o gaiteiro.
Ele diz ser a primeira vez que participa de uma turnê de shows em movimento, e está animado. “O projeto nos traz a oportunidade de tocar. De poder voltar a mostrar o nosso trabalho”, relata.
Borghettinho também destaca a importância de compartilhar o tradicionalismo, em especial, no mês de setembro, e acredita que por meio da música, a comunidade pode reviver e manter tradições.