A Polícia Civil passa por um momento de reestruturação na região. Desde ontem, cinco delegacias têm nova titularidade, em trocas anunciadas ainda no final de semana pela titular da 19ª Delegacia Regional de Polícia do Interior (DPRI) de Lajeado, Shana Luft Hartz. As trocas envolvem a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e as unidades de Arroio do Meio, Encantado e Estrela.
As mudanças têm o objetivo de dinamizar o trabalho e alterar o perfil de algumas delegacias, também para estabelecer novos desafios para os profissionais. A delegada afirma que é um procedimento comum na instituição e pontua que foram apenas readaptações internas, sem que viesse ninguém de fora. “É uma coisa muito salutar, acontece com muita frequência dentro da Polícia Civil e é vista de uma forma muito natural.”
Shana lembra que recebeu a sugestão de mudanças para agregar troca de experiências logo que assumiu a regional. Depois de seis meses na região ela avalia ter mais condições de fazer algum tipo de ajuste. “Como eu estava chegando na região, não conhecia a questão da criminalidade, a questão do desenvolvimento, nem as especificidades de cada município, então pedi um tempo para analisar.”
Outro objetivo é proporcionar um maior domínio das informações sobre o crime na região. Shana afirma que a criminalidade é regionalizada e também muda, e destaca a importância das mudanças nesse sentido. “A troca de uma equipe de investigações às vezes é muito boa no combate a essa criminalidade.”
Periodicidade relativa
As trocas, apesar de frequentes, não obedecem a uma regra de tempo. A delegada regional argumenta que a dinâmica do trabalho é levada em consideração. “São vários poréns, vários aspectos a serem considerados. Não é uma questão de tempo. É uma questão de perfil, de amadurecimento, eu diria assim.”
Além disso, Shana reforça que as alterações não são relacionadas a um problema ou algo semelhante, e que elas foram bem aceitas por todos os delegados. Para a delegada, se fosse o caso, a troca seria pontual. O fato de envolver tantos delegados, na avaliação dela, deve ajudar na melhoria dos processos das delegacias da região, como um todo.
31 nomeados, nenhum para o Vale
Tomaram posse nessa terça-feira, 14, novos delegados formados pela Academia de Polícia (Acadepol) na última sexta, 10. Dos 31 delegados, nenhum foi destinado ao Vale do Taquari. A escolha das lotações ocorreu por ordem de classificação do concurso público, incluindo o curso de formação, iniciado em março desse ano e finalizado ainda em setembro. “Embora tenhamos solicitado, em um primeiro momento, pelo menos, nenhum será lotado na nossa 19ª DPRI. Vamos continuar pedindo”, garante Shana.