Projeto pioneiro no Vale do Taquari, o Ensino Bilíngue fará parte da grade curricular do Colégio Gustavo Adolfo. Em 2022, estudantes que ingressarem no Nível III da Educação Infantil (5 anos) e no 1º ano do Ensino Fundamental (6 anos) poderão optar pela modalidade, cujas aulas terão dois professores simultâneos, para ensino em inglês e português.
Mãe de dois estudantes do colégio, Patrícia Wallauer matriculou o filho Guilherme no sistema bilíngue e destaca o pioneirismo da iniciativa. Ela ressalta a relevância dol ensino em Inglês desde cedo, devido a maior facilidade de absorção desse conhecimento na infância. “Quando a pessoa busca um curso de idioma depois de adulto, tem muito mais dificuldade.”
Conforme Patrícia, a proficiência em Inglês se tornou uma exigência no mercado de trabalho, e o aprendizado de uma segunda língua também incentiva o desenvolvimento de criatividade e concentração. “Temos que agradecer por essa oportunidade. Sabemos que é um projeto inovador e que houve um estudo para que a didática seja leve e não se torne cansativa para o aluno.”
Para desenvolver a metodologia, a instituição buscou informações em cinco escolas com sistemas semelhantes no RS e em São Paulo. O objetivo é fazer com que o estudante alcance o nível de proficiência até finalizar Ensino Médio. O projeto teve adesão de 95% das famílias do Gustavo Adolfo, conforme pesquisa realizada pela instituição.
Como funciona
Professor responsável pelo projeto Bilíngue, Jairo Goetz explica que os estudantes da modalidade terão a mesma grade curricular (Ciências Naturais e Humanas, Matemática, Português, Religião [Ética] e Artes). Cada turma terá dois professores titulares, que passarão os conteúdos nas línguas Português e Inglês.
“As turmas terão um profissional da pedagogia e outro com qualificação em Letras, com habilitação para Inglês. Eles estarão em total sintonia para que os estudantes consultem ambos os docentes”, aponta. Segundo ele, a participação de dois professores visa estimular a vivência nos idiomas, sem comprometer o entendimento dos conteúdos.
O projeto bilíngue parte do pressuposto de que o ensino de um segundo idioma é potencializado quando mais cedo entra em contato com o aluno. De acordo com a coordenadora da Área de Linguagens e da Educação Infantil e Anos Iniciais do Colégio, Deliene Kotz, a plasticidade cerebral fará com que a criança realize as devidas relações de quando ela usará cada língua.
“A Neurociência comprova que aprender uma segunda língua contribui em diversos aspectos da vida”, afirma. Segundo ela, os benefícios passam pela empatia em conviver com diferentes culturas, pela cognição e no desenvolvimento de competências para o aprendizado.
Porque a língua inglesa?
* Até 2027, ser fluente em Inglês será requisito básico para o mercado de trabalho (Page Personnel)
* 50% das vagas de emprego no mercado brasileiro exigem domínio de inglês (Pesquisa Catho)
* Salários são 60% maiores para profissionais proficientes em Inglês (Pesquisa Catho)
Matrículas abertas
As matrículas para as turmas bilíngues de 2022, para Nível III e 1º ano do Ensino Fundamental estão abertas na secretaria do colégio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714 3214.