Quanto tempo você trabalha como treinador?
Tive meu primeiro contato com escolinhas em 2016 desde então sempre tive algum contato, mas agora em janeiro de 2021comecei a trabalhar realmente com os meninos na Escola de Base Rui Barbosa junto com o Nestor e o Júlio.
Como o esporte pode ajudar a termos uma sociedade melhor?
Primeiro motivo da escolha foi tornar um pouco mais divertido e disciplinado o mundo de cada criança, e claro tentar passar para eles um pouco do meu aprendizado em 22 anos de profissional dentro da modalidade. Acredito que o futuro passa muito pelo o esporte, não só como profissão mas sim como cidadãos.
Nesse trabalho com as crianças, como é contribuir para a formação do indivíduo?
É muito prazeroso ver a felicidade no rosto de cada criança, evolução diária de cada um em todos os aspectos e momentos em família que o esporte proporciona.
Qual o momento em que sentiu mais orgulho? E o contrário, já teve alguma decepção?
Orgulho sinto diariamente, pois não são resultados que importam para esses meninos e sim a emoção, motivação e felicidade de cada um. Tendo passar tudo que vivi e vivo ainda dentro da modalidade sabendo que temos muitos altos e baixos, mas que o problema não é a derrota e as quedas, mas sim como reagimos a elas.
Quais são as principais diferenças de quando você começou para a da juventude de hoje?
Há uma grande diferença de quando comecei para a juventude de agora, pois hoje tudo é mais corrido, todo mundo tenta encontrar tempo pra viver e ainda cuidar e educar seus filhos, mas tenho a certeza que todo esforço vale a pena pra proporcionar pros nossos filhos a participação em esportes , incentivá-los e aproveitar juntos cada minuto com eles.
Nesse período de pandemia, como trabalhar o psicológico das crianças para que elas sigam se exercitando com cuidado?
Vivemos um momento de pandemia e todo cuidado é necessário, tentar sempre manter as crianças cientes do que tem que ser feito para proteger cada um e seus familiares mas também mostrar o quanto é importante a frequência deles na atividade para que sigam sempre saudáveis
Como passar os ensinamentos que aprendeu como jogador para essas crianças que querem seguir os mesmos passos que você?
Primeiro ensinamento sempre foi estudar e acreditar que tudo na nossa vida passa pela repetição. Quanto mais você faz, melhor você fica. Temos que estar sempre dispostos a aprender, independente da idade que temos. Cada dia se aprende algo novo e o que você faz com isso que se torna o diferencial para seguir em qualquer área e fase da vida.