Encantado conheceu a sua corte de soberanas na noite dessa quinta-feira, 9. A rainha Láira Giovanella e as princesas Eduarda Dahm e Josinara Bostel representam o município durante os próximos dois anos.
Uma das principais tarefas das três representantes é divulgar os melhores atrativos da cidade, como em eventos e nas atrações turísticas. Além disso, elas fazem parte de projetos sociais que envolvem a comunidade.
“Queremos mostrar todas as belezas de Encantado. E isso vai além do Cristo Protetor. Queremos representar o nosso povo trabalhador. Queremos representar o trabalho, a união e a fé da comunidade”, diz a rainha Láira.
Emoção
A escolha da 10ª corte do município ocorreu em live transmitida pelas redes sociais da prefeitura. As candidatas participaram de um desfile individual e coletivo. Durante o evento, elas compartilhavam entre si, os sentimentos de nervosismo e emoção.
“Foi uma mistura de sentimentos. Vontade de chorar e de abraçar todo mundo. Vimos como nos apegamos às outras meninas, o quanto aprendemos uma com a outra. Na hora em que coloquei a coroa na cabeça, só consegui dizer obrigada, por todos os momentos que passei no concurso”, diz a princesa Eduarda.
A outra princesa, Josiane, lembra que foram cerca de dois meses de preparação para a grande final. “Quando pisei no palco e vi minha família ali, mesmo que em número reduzido, sabia que muitas outras pessoas também estavam torcendo em casa”, diz.
As etapas até a final
Até a live da final do evento, as 14 candidatas passaram por outras provas. Elas foram avaliadas em diversos quesitos. Além da beleza, conhecimentos sobre o município e desenvoltura. Todas as etapas foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais.
Na primeira etapa, elas tiveram a oportunidade de se apresentar ao público. Cada uma delas respondeu a três perguntas sobre como veem o município no futuro, além de por que se inscreveram no concurso e qual o papel de soberana no tempo de reinado. Os jurados avaliaram a comunicação e a desenvoltura das candidatas.
Já a segunda etapa foi para apresentarem um vídeo de até cinco minutos em que mostram três pontos turísticos de Encantado. Por fim, elas participaram de uma prova cultural oral sobre o município. Além disso, elas desfilaram de carro pelas ruas centrais da cidade e fizeram uma prova escrita. Em todo o processo, foram 15 avaliadores envolvidos no concurso, que atuam nas áreas relacionadas às provas.