O médico oncologista, Hugo Schünemann, falou sobre a doença do cólon no comentário semanal do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9. O assunto foi motivado após Pelé passar por cirurgia para a retirada de tumor no intestino.
O cólon é a parte final do intestino. Sendo assim, o tumor pode acometer tanto o intestino grosso quanto o delgado, sendo mais comum no grosso porque é um processo que está relacionado a dieta.
Schünemann explica que a doença pode ser percebida por diferentes sinais, um deles é a mudança no funcionamento do intestino. Outra alteração característica é a mudança nas fezes. “O tumor no cólon é uma ferida que vai crescendo na parede do intestino.”
Em algumas situações, dependendo do nível do tumor, as fezes podem ser pretas e ter um odor. Outros sinais também são sangue nas fezes, alteração na coloração e desconforto abdominal, avançando para dores e cólicas.
O tumor no cólon é diagnosticado por meio de um exame de colonoscopia. A orientação do médico oncologista é que, a partir dos 45 anos, esse exame seja feito anualmente.