Livro conta momentos marcantes da história de Arroio do Meio

Literatura

Livro conta momentos marcantes da história de Arroio do Meio

O município lançou a obra durante a programação da Feira do Livro, na noite de quinta-feira. O material conta com relatos da colonização, emancipação e história recente da cidade

Livro conta momentos marcantes da história de Arroio do Meio
Arroio do Meio

A segunda edição do livro “Arroio do Meio: entre rios e povos” foi lançada na noite de ontem, 9, durante a programação da Feira do Livro do município. Com 12 capítulos distribuídos em 386 páginas, a narrativa traz informações tanto da história recente de Arroio do Meio, quanto da época de sua colonização.

Disponível em formato físico e virtual, os historiadores envolvidos na publicação fizeram um trabalho de pesquisa a documentos históricos e entrevistas com moradores para elaborar o livro. Além da parte escrita, ele conta com mapas, figuras e imagens antigas.

“É uma preciosidade esse presente que o governo consegue dar para a comunidade. É a herança histórica em um livro, feito a partir de um compilado de informações, escrito de forma científica, seguindo um rigor metodológico e compromisso ético com as fontes que nos passaram informações”, conta Neli Teresinha Galarce Machado, uma das autoras.

Além da autora, Marcos Rogério Kreutz, Patrícia Schneider, Paula Dresch dos Santos e Fernanda Schneider também participam como co-autores.

Apoio da comunidade

Muitas das informações que fazem parte foram obtidas com moradores do município. Foram ouvidas pessoas da comunidade quilombola, do movimento negro, do hospital, do museu, e das comunidades religiosas. “E tivemos muito apoio. Todo mundo forneceu informações. Ninguém se negou a fornecer imagens, por exemplo”, lembra Neli.

Ao manipular estes arquivos cedidos pelos moradores, o grupo de pesquisa adotou cuidados para digitalizar e devolver os materiais aos seus donos.

Uso na sala de aula

O livro será disponibilizado pelo município para toda a comunidade. E vai ser a sala de aula um dos locais onde ele será utilizado como ferramenta didática e pedagógica. “As professoras de história, de geografia, de portugues e de ciências vão poder usar o livro nas suas aulas. Falamos da história recente, mas também trazemos documentação”, diz Neli.

A Feira do Livro

A 30ª edição da Feira do Livro do município começou na última segunda-feira, 06, e termina hoje, 10. Com o tema “Vem, conta uma história para mim”, a programação ocorre no formato virtual e com atividades direcionadas nas escolas. Além disso, os alunos participaram de todas de contação de histórias com as professoras. As ações envolvem alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular.

Acompanhe
nossas
redes sociais