Encantado celebra nesta sexta-feira a tradição do Canto da Lagoa

Formato virtual

Encantado celebra nesta sexta-feira a tradição do Canto da Lagoa

Evento será transmitido pelo Facebook e Youtube a partir das 20h. Organizado a cada dois anos, a ideia é promover um show no intervalo entre as edições, com músicos que fazem parte da história do festival

Encantado celebra nesta sexta-feira a tradição do Canto da Lagoa
Em 2020, Carlos Eduardo Césáro recebeu o prêmio de melhor instrumentista (Foto: Divulgação/Paula Rizzi Guisleni)
Vale do Taquari

Recordar músicas e artistas que marcaram as 16 edições do festival é o objetivo do Canto da Lagoa deste ano. Assim como em 2020, o evento será virtual, transmitido do Parque João Batista Marchese pelo Facebook e Youtube do festival, na noite desta sexta-feira, às 20h.

Serão 16 músicas que empolgaram o público ao longo dos anos e fazem parte da memória do Canto da Lagoa. Além das faixas selecionadas por uma comissão, o público também escolheu outras três canções apresentadas na live.

Com uma banda fixa, serão cerca de 20 vocalistas em alternância no palco. O evento é fechado, apenas com alguns convidados que fizeram parte da trajetória do festival.

De acordo com um dos organizadores, Ricardo Werner, esta será a primeira edição comemorativa. “A gente faz o festival a cada dois anos, e para não passar em branco, pretendemos, a partir deste ano, fazer um show no intervalo, entre um festival e outro”, revela.

Werner também destaca que o Canto da Lagoa é um festival reconhecido, inclusive, em países do Mercosul, e já ganhou prêmios no estado e no Brasil como melhor festival de música autoral. Além disso, lançou nomes de destaque na música como o convidado deste ano Kako Xavier.

Quem também vai estar nos palcos nesta noite é Jeferson Rabaiolli, que já participou de outras edições do evento. Este ano, ele interpretará, ao lado da cantora de Estrela Regiane Assolini, a música Lagoa do Peixe, de Caio Martinez.

“Participar desta edição comemorativa me traz um sentimento de euforia e responsabilidade, pelo tamanho que ganhou o Canto da Lagoa. O festival é arte e cultura e as duas são importantes ”, destaca.

Rabaiolli acredita que o sucesso do evento se deve à valorização dos participantes e pelo sentimento de orgulho pelo município e região organizarem um festival como este. A expectativa é que, no ano que vem, o evento possa ser de forma presencial.

História do festival

O Canto da Lagoa começou como uma integração entre um grupo de amigos que se encontrava com frequência para tocar e cantar à beira da Lagoa da Garibaldi, nos finais de semana. Eram eles, Anildo Maria Da Silva, o Kica, João Pedro Farias, Moacir Luiz Tramontini, Dorli Da Silva, Danilo Farias, e Jandir Dalmoro.

Em 1991, o prefeito da época, Adroaldo Conzatti, lançou a ideia de fazer da cantoria um festival. Em março do ano seguinte, foi sediada a primeira edição,e a partir de 1993, a organização anunciou que as composições deveriam ser inéditas.

Nos anos seguintes, o festival se tornou referência no meio musical dentro e fora do Brasil e, ao longo das 16 edições, centenas de artistas passaram pelo palco do festival que passou a ser sediado no João Batista Marchese, quando ganhou maiores proporções.
O Canto da Lagoa Recordações é um projeto que conta com o patrocínio da Fontana SA, com realização da Associação Cultural Encantado e que tem o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais