CCR projeta obra de 3ª faixa na BR a partir de 2022

BR-386

CCR projeta obra de 3ª faixa na BR a partir de 2022

Cerca de cinco quilômetros entre os trevos com a RS-130 e a RSC-453 terão faixa adicional, conforme contrato de concessão da rodovia. Prazo para conclusão da obra é de um ano

CCR projeta obra de 3ª faixa na BR a partir de 2022
Trecho nas proximidades da Fruki terá nova passarela (Foto: Jhon Tedeschi)
Lajeado

Os próximos meses serão de obras em mais uma parte da BR-386. Além da duplicação entre Marques de Souza e Lajeado, um trecho entre Lajeado e Estrela vai receber uma faixa adicional entre os quilômetros 346,1 e 351,2 da rodovia.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) emitiu a autorização para a CCR ViaSul, e a deliberação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira, 8. O documento permite o início dos trâmites de desapropriação nos pouco mais de cinco quilômetros e possibilita a concessionária invocar o caráter de urgência neste processo.

De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER), as obras de execução das faixas adicionais neste trecho iniciam a partir do quarto ano da concessão da rodovia. No documento original constavam outras distâncias, mas a concessionária explica que foi feita uma nova quilometragem pelo Sistema Nacional de Viação (SNV).

Estão previstas outras intervenções na rodovia, além da terceira faixa. São duas novas passarelas, além de melhorias em acessos, reformulações de interseções e a construção de uma nova, e alargamento de pontes e viadutos.

São cinco pontos com previsão de reformulação: os trevos de acesso para a RS-130 e RSC-453, o trevo de acesso para a Avenida Senador Alberto Pasqualini, os acessos para a Ponte Seca, e os acessos para o Porto de Estrela. A melhoria de acesso está projetada para as saídas das ruas Gerhardt Reeps e Frederico Edgar Feldens.

Maior segurança

A grande novidade é a construção de passarelas, uma em frente ao Shopping Lajeado e outra nas proximidades da Fruki. Nos planos da concessionária está implementar barreiras físicas, sobretudo no trecho entre os quilômetros 346 e 347, onde ocorreram acidentes graves nos últimos meses. As obras devem começar em fevereiro de 2022, com o prazo para entrega de 12 meses.

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