Fila por testes de direção ultrapassa 3,4 mil pessoas no Vale

HABILITAÇÃO

Fila por testes de direção ultrapassa 3,4 mil pessoas no Vale

Para reduzir espera, Detran organiza aumento de carga horária para examinadores, provas nos fins de semana e parcerias para abrir postos de atendimento de CFCs em cidades pequenas

Fila por testes de direção ultrapassa 3,4 mil pessoas no Vale
(Foto: Filipe Faleiro/Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

As seis maiores cidades do Vale, onde estão os Centros de Formação de Condutores (CFCs), contabilizam maior defasagem para aplicação das provas práticas. Pelos cálculos do Detran, Lajeado, Estrela, Encantado, Arroio do Meio, Taquari e Teutônia, somam pelo menos 3,4 mil pessoas aptas para prestarem o teste de direção.

Conforme o Detran, desde o início da pandemia foram adotadas medidas para evitar contágios. Em decorrência da covid-19, também foi alterado o prazo de conclusão de um processo à primeira habilitação. Antes o limite era de até 12 meses. Com a situação de emergência sanitária, não há mais data limite entre aulas teóricas e práticas.

O diretor-geral, Enio Bacci, destaca três movimentos estratégicos que serão adotados para diminuir a espera pelas provas práticas. A primeira passa pelo aumento de até duas horas por dia na realização dos testes.

Hoje, o limite é de expediente para examinadores até as 17h. Com esse ganho, seria possível agendar mais períodos de testes, diz Bacci. Outra decisão para ser implementada são exames nos fins de semana.

A ideia é usar o sábado e domingos para agendamentos de mais exames. Por fim, uma medida em estudo é a criação de postos avançados de atendimento. Por lei, um registro de CFC é concedido para cidades com mais de 20 mil habitantes. De acordo com Bacci, a proposta é criar parcerias com os centros de formação para possibilitar agendamento em cidades de pequeno porte.

Provas teóricas monitoradas

No ano passado, o Detran tinha 50 mil exames teóricos atrasados. Bacci afirma que hoje esse problema foi resolvido. O resultado foi conseguido pela mudança no formato.

Para os testes escritos, eram exigidos salas exclusivas às aplicações e com a presença de um examinador do Detran. As provas eram enviadas para Porto Alegre, escaneadas e depois corrigidas. O resultado saia em 15 dias ou mais.

Com a pandemia, foi acelerado o processo de aplicação digital. Do total de 266 CFCs gaúchos, 259 implementaram as provas teóricas pela internet.

Acompanhe
nossas
redes sociais