El Salvador se tornou nesta terça-feira (7) o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda legal, embora tenha sofrido problemas iniciais quando o governo teve que desconectar uma carteira digital para lidar com a demanda.
A mudança significa que as empresas devem aceitar o pagamento em bitcoin junto com o dólar americano, que tem sido a moeda oficial de El Salvador desde 2001 e permanecerá com curso legal.
Ainda não está claro se as empresas serão penalizadas se não aceitarem o Bitcoin.
Legislativo mexicano aprova lei para referendo de revogação de presidentes
O Congresso mexicano aprovou, nesta terça-feira (8), uma lei que estabelece mecanismos para a realização de uma consulta popular sobre a continuidade do presidente – informou a Câmara dos Deputados em um comunicado.
Com 491 votos a favor, um contra e uma abstenção, a Lei de Revogação do Mandato foi aprovada na Câmara dos Deputados em geral, e com 290 votos a favor, 195 contra e zero abstenções, em particular, detalhou a Casa.
Na última sexta-feira, o projeto foi aprovado no Senado.
O partido governista Morena e seus aliados são maioria no Congresso do país latino-americano.
A pergunta que se faria seria: “Você está de acordo que (nome), Presidente dos Estados Unidos Mexicanos, tenha o mandato revogado por perda de confiança, ou permanece na Presidência da República até ao fim do mandato?”.
Após atos de 7 do setembro, Senado cancela sessões até sexta-feira
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, cancelou na noite desta terça-feira todas as atividades da casa marcadas para os dias 8 e 9 de setembro. Pacheco não informou a razão do cancelamento. Mais cedo, ele se pronunciou indiretamente no Twitter sobre as manifestações pró-Bolsonaro realizadas em Brasília e São Paulo. “Ao tempo em que se celebra o Dia da Independência, expressão forte da liberdade nacional, não deixemos de compreender a nossa mais evidente dependência de algo que deve unir o Brasil: a absoluta defesa do Estado Democrático de Direito”, escreveu.
Bolsonaro reunirá Conselho de Governo, e não da República
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai se reunir com o Conselho de Governo na manhã desta quarta-feira. O órgão é composto pelo presidente, vice-presidente, ministros e eventuais convidados. Na pauta, estão as manifestações realizadas no 7 de setembro, Dia da Independência. A última reunião do Conselho de Governo havia acontecido em 19 de novembro de 2020.
Durante o protesto em Brasília, Bolsonaro havia dito que convocaria reunião do Conselho da República, responsável por avaliar, por exemplo, eventuais intervenções federais, decretações de estado de defesa e de estado de sítio.
Programa habitacional do governo federal precisa acelerar para cumprir metas
Pouco mais de um ano após o lançamento, em agosto de 2020, o projeto habitacional Casa Verde e Amarela (CVA), do governo federal, vai precisar acelerar o passo para atingir os objetivos traçados. Conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional, até agora, foram 322,9 mil contratações – 146 mil, em 2020, e 176,9 mil, em 2021. Isso representa 20% de 1,6 milhão de novas moradias projetadas até 2024. Significa que, em igual ritmo, nos próximos três anos, 80% da meta será alcançada dentro do prazo previsto, e não a totalidade.
Governo Federal decide encerrar acordos marítimos com Argentina e Uruguai
O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que torna pública a decisão do Brasil de não renovar, a partir de 7 de outubro de 2021, a vigência do Convênio sobre Transporte Marítimo com o Uruguai e com a Argentina, ambos celebrados há mais de 30 anos. O texto com a decisão será publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8).
Segundo nota da Secretaria-Geral da presidência da República, “a medida contribui para o processo de adesão do Brasil à OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], que é uma das prioridades da política externa brasileira, além de incentivar a concorrência e a competitividade na prestação de serviços do setor.”
“O sucesso da Expointer é uma das razões pelas quais confiamos na potência do Rio Grande do Sul”, diz governador Eduardo Leite em visita à feira
O governador Eduardo Leite aproveitou o feriado da Independência do Brasil, nesta terça-feira (7), para fazer a primeira visita à 44ª edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
“Fico muito feliz de, nesta terceira edição da Expointer que acompanho, poder falar menos de expectativas e de perspectivas para o Estado e mais de uma realidade, de algo que já está acontecendo. O RS é um Estado que decidiu enfrentar temas sensíveis, polêmicos e pouco simpáticos, e fizemos isso respeitando posições contrárias. Temos, hoje, um Estado com capacidade de investimentos e com uma realidade fiscal que ainda não é perfeita, mas que certamente está muito melhor que aquelas que encontramos. E a Expointer e tudo o que faz dela um sucesso é uma das razões pelas quais confiamos nesse Estado, na capacidade do povo gaúcho, que empreende, surpreende e faz acontecer, no presente, um futuro melhor para todos”, destacou o governador.