O avanço das áreas de instabilidade colocam autoridades em alerta neste feriado. Há risco de temporais, com chuva torrencial, raios, trovoadas, vento intenso e precipitação de granizo. O boletim da Defesa Civil mantém a classificação de perigo até à noite.
As previsões de institutos de meteorologia apontam para um cenário extremo na primeira metade do dia. A mescla de fenômenos ocorre em decorrência de ar quente vindo da Argentina em contato com a atmosfera mais fria.
O alto volume de chuva em poucas horas pode ocasionar alagamentos. Para o Vale do Taquari são projetados 50 milímetros. “Essa chuva não deve trazer grandes mudanças no nível do Rio Taquari, mas pode causar transtornos na área próxima ao Valão”, observa o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Juliano Pedroso.
De acordo com a MetSul Meteorologia, os acumulados no sudoeste gaúcho podem ultrapassar os 100mm. “A instabilidade sobre o RS aumentará muito na manhã desta terça, quando se espera que a frequência de descargas elétricas no território gaúcho aumente muito e rapidamente”, alerta o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.
Na quarta-feira, 8, o avanço da uma frente fria mantém a ocorrência de raios e probabilidade de chuva na região. Em relação à temperatura, não há mudanças significativas. As mínimas se mantêm em 15 graus e máximas não passam dos 25°C até o fim de semana.
Esse cenário de instabilidade dá uma trégua na quinta-feira. Na próxima semana há chance de mais chuva e o retorno do frio mais intenso, com possibilidade de geada em municípios da região alta.
Abaixo da média
Em muitas regiões do RS, os acumulados em 48 horas podem superar a média histórica para o mês de setembro. Esse volume se torna importante considerando a baixa precipitação durante todo o inverno no estado. Julho, por exemplo, foi o mês mais seco do ano até agora em diversas cidades gaúchas.
As precipitações de maior intensidade ocorreram em agosto, mas ainda irregular e abaixo da média de 140mm. Em alguns municípios, por outro lado, o último mês foi um dos mais chuvosos até agora neste ano.
PREVISÃO PARA HOJE
Instabilidades influenciam as condições do tempo e resultam em chuva já na madrugada e primeira metade do dia. Há chance de temporais isolados e com altos volumes. No decorrer da tarde o tempo passa a apresentar períodos com sol. As temperaturas estarão amenas pela manhã e agradáveis à tarde.
Mínima 15º
Máxima 20º
Fonte: Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH/Univates)