Um recalque da Corsan para captação e bombeamento de água está parado desde às 11h desta segunda-feira. O dispositivo faz a distribuição de água para a estação localizada no bairro Hidráulica e atende a cerca de 98% dos municípios de Lajeado e Cruzeiro do Sul.
A interrupção do serviço ocorre devido a um desligamento programado pela RGE, que prevê reestabelecer a energia elétrica na região até às 18h. De acordo com o gerente da companhia, Alexander Pacico, cada hora sem eletricidade demanda de uma a duas horas para a retomada do funcionamento do recalque.
Alguns bairros podem ficar sem água até a madrugada desta terça-feira, diante da projeção da Corsan. Localidades mais altas, como os bairros Montanha, Universitário e Alto do Parque, em Lajeado, além de pontos de Cruzeiro do Sul, mais à ponta da rede, podem voltar a receber abastecimento somente na terça.
A orientação para a população é utilizar a água de forma racional no retorno do serviço, mesmo com a demanda reprimida no período. Pacico explica que a rede seca, mas existe uma possibilidade de retomada mais rápida caso chova e as temperaturas sejam mais baixas, devido ao menor consumo nessas condições.
Outro alerta da Corsan é sobre a possível quebra de rede, causada pela pressão nas tubulações. Situações relacionadas, como vazamentos, não estão descartadas.