A alta demanda para castração de animais abandonados é alvo de comentários na cidade. Para esclarecer o tema, a vereadora Maria Helena Matte pediu uma reunião na câmara.
O encontro foi agendado para próxima quarta-feira, 8, às 18h.
Maria Helena quer garantir que as pessoas da comunidade engajadas na proteção aos animais sejam ouvidas na elaboração do novo edital. Associação Protetoras de Animais de Arroio do Meio (APAAM), representantes do Executivo, do Legislativo e interessados na causa foram convidados para o encontro.
“É importante ouvir os voluntários. A demanda só aumenta e essas pessoas se dedicam a uma causa nobre”, diz a parlamentar. “A preocupação é com o abandono dos animais e a saúde pública”, acrescenta.
A licitação em vigor tem mais um ano de validade, mas é considerada defasada. Tanto é que o novo edital deve contemplar o acordo para 50 castrações de modo emergencial.
Nova licitação para 60 dias
O governo pretende abrir uma nova concorrência daqui a dois meses. O edital prevê 50 procedimentos, e seis castrações por semana, ao invés das cinco previstas no contrato atual.
De acordo com a secretaria da Fazenda, a licitação deve contemplar cinco consultas veterinárias por mês para animais abandonados.
O documento prevê o preço médio da licitação a R$ 280 por castração e a consulta por R$ 90/hora. O preço pode diminuir, conforme a concorrência.