ONA atesta excelência do CRON

Produzido por Estúdio A

ONA atesta excelência do CRON

Centro de Oncologia é um único do interior do RS Acreditado com Excelência em serviços oncológicos

Apresentado por

Instituição responsável por certificar a qualidade, segurança e gestão dos serviços de saúde, a Organização Nacional da Acreditação (ONA) atesta a excelência do Centro de Oncologia – CRON. No Rio Grande do Sul, apenas três centros de saúde possuem acreditação com excelência em oncologia, sendo dois em Porto Alegre.

Diretor de Comunicação e Negócios da empresa de consultoria Triny, Gilson Gehring afirma que a acreditação hospitalar certifica a qualidade dos serviços de assistência à saúde, por meio de critérios internacionais. Órgão responsáveis pelas acreditações no Brasil, a ONA divide as certificações em três níveis, que funcionam como degraus.

“A acreditação valida se os processos eles estão sendo executados de forma segura, no nível 1, se eles estão sendo geridos de forma integrada, no nível 2, e se está voltado para o desenvolvimento da Excelência, no nível 3”, explica. Segundo ele, a avaliação ocorre por meio de uma instituição externa para garantir isenção, transparência e rigor metodológico.

Lembra que a própria ONA possui certificação pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), órgão internacional que valida padrões de qualidade de acordo com diferentes modelos de acreditação ao redor do mundo.

Conforme Gehring, diante do aumento do acesso à informação, os próprios usuários dos serviços de saúde passaram a procurar por instituições certificadas. “Os pacientes estão cada vez mais exigentes, com entendimento de que os sistemas de acreditação são importantes para validar a segurança e a qualidade dos serviços.”

Conheça os três níveis de acreditação ONA

Nível 1 – Acreditado

A organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Nível 2 – Acreditado Pleno

A organização precisa atender a dois critérios:

1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Nível 3 – Acreditado com Excelência

A organização precisa atender a três critérios:

1) cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;

3) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.nidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.