O Colégio Sinodal Gustavo Adolfo apresentou à comunidade dois projetos de ensino inéditos na região. Em cerimônia no Teatro da Univates, a instituição lançou o Projeto Bilíngue, que visa proporcionar a fluência no idioma inglês, e o Novo Ensino Médio, que além de grade curricular reestruturada, também se valerá da estrutura da Univates no desenvolvimento do aprendizado.
Com abertura da Orquestra Gustavo Adolfo/Univates, o evento teve participação de autoridades e estudantes do 9º ano, além de transmissão por meio dos canais digitais das duas instituições. Diretor do Colégio, Edson Wiethölter, afirma que os dois projetos representam um marco para a instituição, que se reposiciona como um Centro de Ensino.
Segundo ele, os projetos concretizam o trabalho de anos de pesquisas, análises e busca de referências em outras instituições, além de consultoria da Univates. “Temos um dos mais arrojados projetos estruturais para tecnologia de educação do Vale do Taquari.”
Durante o evento, os representantes do Gustavo Adolfo e da Universidade assinaram parceria que contribuirá para o desenvolvimento dos estudantes que serão atendidos dentro do campus da Univates. Os estudantes também participarão de disciplinas eletivas de cursos técnicos (1º e 2º anos) e de graduação (3º ano) na instituição.
Ensino Bilíngue
Professor responsável pelo Projeto Bilíngue, Jairo Goetz apresentou os detalhes da modalidade, que será ofertada inicialmente para os estudantes que ingressarem no Nível III da Educação Infantil (5 anos) e no 1º ano do Ensino Fundamental (6 anos) em 2022.
Os estudantes terão a mesma grade curricular (Ciências Naturais e Humanas, Matemática, Português, Religião [Ética] e Artes) e cada turma terá dois professores titulares, que passarão os conteúdos nas línguas Português e Inglês.
O objetivo é fazer com que o estudante alcance o nível de proficiência que pode chegar a C2 (permite leitura e escrita de qualquer assunto) até finalizar Ensino Médio. Para desenvolver a metodologia, a instituição buscou informações em cinco escolas com sistemas semelhantes no RS e em São Paulo.
Novo Ensino Médio
O Colégio Gustavo Adolfo aliou a mudança no currículo, em conformidade com a legislação federal, com as necessidades da região, na elaboração do projeto do Novo Ensino Médio. A proposta foi criada coletivamente, por meio de pesquisa com participação de estudantes, docentes, familiares e líderes regionais.
O currículo deixa de lado as disciplinas é e passa a ser dividido pelas seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais – e suas tecnologias.
Os estudantes do mesmo ano escolar terão as mesmas áreas, porém, com professores de diferentes disciplinas, que juntos planejarão o conteúdo e a dinâmica das aulas. Além da formação geral básica, os alunos terão formações específicas, divididas em cinco pilares:
* Trilhas: Aprofundamento das áreas de saúde (Sanus), engenharias (Faber) e humanidades (Domus), conforme preferência do estudante, partir do 2º ano.
* Eletivas: participação em disciplinas dos cursos técnicos da Univates para estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Médio e em cursos de graduação para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. São 25 opções de técnicos e 49 cursos de graduação.
* Projeto de vida: construção da caminhada, focada em autoconhecimento, com suporte de professor em formato Ensino a Distância (EAD) síncrono.
* Estúdio: neste componente curricular, os estudantes serão desafiados, em grupos, a desenvolver estudos orientados pelos docentes com envolvimento em diferentes projetos;
* Estudos avançados: exclusivo para o 3º ano do Ensino Médio, visa ampliar conceitos e habilidades, abordando conhecimentos a serem revistos ou aprofundados.
Matrículas abertas
As matrículas para as turmas bilíngues de 2022, para Nível III e 1º ano do Ensino Fundamental, bem como para o 1º ano do Ensino Médio estão abertas na secretaria do colégio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714 3214.