Decreto publicado nessa sexta-feira retirou as restrições de horário de funcionamento de restaurantes, pubs e casas noturnas do município.
O horário para liberação de música ao vivo também foi liberado. A volta das pistas de dança, porém, aguarda o aval do governo do Estado. A expectativa é que o Piratini permita as pistas em festas infantis, sociais e eventos de entretenimento, a partir de 1º de outubro. A dança deve permanecer proibida em shows e casas noturnas.
O novo decreto estadual será publicado até sábado, 4. As novas regras são mais flexíveis, permitem torcida em eventos esportivos, mas condicionam a volta integral das festas a manutenção o cenário epidemiológico favorável até o próximo mês.
A secretária de Administração de Lajeado (Sead), Elisângela Hoss, ressalta que a restrição mínima são as estipuladas pelo Piratini. “Os nossos decretos remetem ao protocolo estadual. Na próxima segunda-feira, faremos análise do decreto do Estado e se precisamos de alguma mudança”.
Nos âmbitos estadual e municipal, mudanças referentes a ocupação dos estabelecimentos não estão previstas. Os bares e restaurantes podem funcionar com distanciamento de dois metros entre os clientes.
Setor em retomada
Os proprietários de bares e restaurantes recebem com entusiasmo a liberação de horários. O dono de restaurante, Paulo Schöller, precisou reduzir o quadro funcional durante a pandemia, e nos últimos meses, conseguiu contratar cinco novos trabalhadores.
“Qualquer minuto a mais de atendimento ao público é uma recuperação de quase dois anos que ficamos parados”, afirma Schöller.
O empresário afirma que os atendimentos à noite são os mais lucrativos neste período de retomada. Ele comenta que em diversos estabelecimentos há aumento de faturamento de 10% a 15% em comparação a 2019, no período pré-pandemia.
Schöller constata uma euforia no setor de entretenimento noturno. “Não só o estabelecimento, mas o cliente também tenta recuperar esse tempo perdido”.
Acampamento sem barreiras
O governo municipal inciou nesta semana a estrutura para atividades tradicionalistas no Parque dos Dick. A programação alusiva à Semana Farroupilha ocorrerá nas tendas montadas na área de lazer.
Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, a projeção inicial era de construir tapumes que separassem o acampamento do restante do parque. A proposta foi descartada.
“É um espaço amplo e a ideia é que as pessoas circulem”, revela o secretário. “Se a gente ver que vai começar a aglomerar demais, nós vamos fechar”, acrescenta.