A assembleia do Sindicato dos Empregados do Comércio (Sindicomerciários) na noite de ontem e o posicionamento da entidade foram os temas abordados em entrevista com o presidente do sindicato, Marco Daniel Rockenbach, no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9.
A assembleia reuniu donos de lojas, trabalhadores do varejo e familiares, além de cinco vereadores. Fazendo um panorama do encontro, Rockenbach pondera a importância do debate sobre o tema, que afeta a vida de muitos trabalhadores. “O encontro foi muito proveitoso, alguns vereadores atenderam a chamada dos comerciários para debater”. Até então, a entidade se baseava em uma resolução de 2018, última vez que um projeto semelhante foi proposto. “Precisávamos nos reencontrar para definir nosso posicionamento nesse novo momento”, completa.
Transporte público e creche são os principais impeditivos, nas condições de trabalho aos domingo. Rockenbach afirma que já existem problemas nos sábados, especialmente em função do turno da tarde. “Nós trabalhávamos somente nos sábados de manhã, mas ampliamos para as tardes. Se evoluiu com o trabalho, mas não com a estrutura”, garante.
Para Rockenbach, a grande questão é garantir a segurança jurídica dos trabalhadores, que não podem abrir mão da presença do sindicato nas negociações. “Eu queria ter uma alternativa em cima desse projeto apresentado. Por que não nos sentimos seguros? Porque não foi construído de forma conjunta por todas as partes”. Para o presidente, não é possível construir algo sobre o projeto como foi apresentado.