Município aguarda definições do estado para liberar eventos

Flexibilização

Município aguarda definições do estado para liberar eventos

Comitê municipal define hoje os critérios da Semana Farroupilha e avalia a liberação de demais eventos públicos

Município aguarda definições do estado para liberar eventos
Foto: Arquivo A Hora
Lajeado

A partir da publicação do decreto do Piratini, prevista para os próximos dias, novos protocolos poderão ser adotados ainda este mês em Lajeado. O documento cria expectativas para o setor de eventos sociais e de entretenimento.

Essa flexibilização está sob análise do comitê municipal. No entendimento do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, não há impedimentos para liberar eventos públicos, desde que em conformidade com o Sistema 3As e a legislação estadual.

No que se refere aos eventos oficiais do município, a Semana Farroupilha está confirmada. As medidas contra covid-19 serão definidas hoje às 9h30min, em reunião no gabinete do prefeito. Entre os critérios em avaliação, a exigência da caderneta de vacinação.

“A cavalgada no ano passado foi uma das poucas autorizadas no estado. Conseguimos manter o devido distanciamento e assegurar o uso da máscara de proteção”, comenta Reckziegel, em referência à programação do município.

Ainda conforme Reckziegel, a secretaria recebe semanalmente diversos pedidos de entidades com solicitações para eventos. Esclarece também, que há um avanço nas liberações, à exemplo do esporte, isso diante da melhora no cenário da pandemia e avanço da vacinação.

Autorizações para público

O Estado autorizou a volta do público nas competições esportivas, limitado a 40% da capacidade por setor e com teto de 2,5 mil pessoas, e mediante cumprimento de protocolos, como uso obrigatório de máscara.

Além disso, o comitê estadual decidiu liberar, a partir de 1º de outubro, uso de pista de dança em eventos infantis, sociais e de entretenimento, com teto de 150 pessoas no protocolo variável, podendo chegar a até 350 pessoas caso seja decidido e autorizado pelas regiões.

No entanto, será mantida a obrigação do uso de máscara e o cumprimento dos demais protocolos. Por ora, em casas de shows, casas noturnas e similares segue a proibição do uso de pista de dança.

Acompanhe
nossas
redes sociais