Governo autoriza vacina para pessoas de 12 a 17 anos

IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID

Governo autoriza vacina para pessoas de 12 a 17 anos

Nota no Ministério da Saúde informa que doses do imunizante Comirnat serão repassadas a partir do dia 15. Essa é a única vacina autorizada para esta faixa etária

Governo autoriza vacina para pessoas de 12 a 17 anos
Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil
Brasil

O Ministério da Saúde confirmou a inclusão de adolescentes de 12 a 17 a partir de 15 de setembro no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO). O comunicado foi emitido nessa quinta-feira, 2, por meio de Nota Técnica.

A distribuição das vacinas deste grupo ficará a cargo dos estados e municípios. Conforme o documento, os estados precisam garantir a aplicação em todo o público jovem que estiver apto a receber o imunizante. É dever dos governos estaduais oferecer alternativas para as pessoas que não têm acesso à vacina, como o deslocamento para municípios próximos para receber a dose.

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão se justifica pela distribuição de 100% das doses à pessoas com 18 e mais e a necessidade de garantir pelo menos 85% da população vacinada. O Ministério repassará doses do imunizante Comirnat, do fabricante Pfizer/Wyeth, a partir de 15 de setembro, única vacina autorizada para esta faixa etária.

A ordem de vacinação para este grupo será:

  • População de 12 a 17 anos com deficiências permanentes.;
  • População de 12 a 17 anos com presença de comorbidades;
  • População de 12 a 17 anos gestantes e puérperas;
  • População de 12 a 17 anos privados de liberdade;
  • População de 12 a 17 anos sem comorbidades.

No estado

No Rio Grande do Sul, a Secretária de Saúde (SES) definiu três estratégias para utilização das doses destinadas à primeira aplicação nessa quarta-feira, 1, em reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB): a busca de maiores de 18 anos ainda não vacinados; aplicação de doses de reforço em idosos maiores de 70 anos e pessoas imunossuprimidas; abrir a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos.

A estimativa é que mais de 809 mil menores de 18 anos sejam vacinados no Rio Grande do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais