O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) cumpriu agenda em Lajeado na tarde desta sexta-feira, 3. À convite do vereador Márcio Dal Cin, colega de partido, ele ouviu demandas de representantes do setor sorveteiro.
No salão social da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Trzeciak se reuniu com o empresário lajeadense Martin Eckhardt, que preside a Associação Brasileira de Sorvete (Abrasorvete), e o presidente da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados (Agagel), Gian Lisboa.
O representante da Agagel apresentou propostas que a entidade pleiteia junto ao Estado, de redução na base do cálculo do ICMS para indústrias sorveteiras e sorveterias enquadradas no simples nacional. As medidas visam tornar as empresas competitivas diante da concorrência sofrida no mercado interno.
Já a Abrasorvete pediu ao deputado apoio em propostas que visam a redução da carga tributária para redução do preço final do sorvete e aumento no consumo. “Infelizmente deixamos de ser protagonistas. Precisamos desta redução, pois nos próximos dois, três anos, muitas empresas não conseguirão sobreviver”, explica Eckhardt.
O empresário também solicitou ao parlamentar que articule a apresentação de um projeto para zerar o IPI do sorvete. “É decepcionante vermos que o consumo do sorvete está em 5,5 litros por pessoa no ano. Nos Estados Unidos chega a 15 litros por pessoa. Na Noruega, que quase nem tem sol, são 20 litros”, salienta.
Trzeciak, que é integrante da Frente Parlamentar Mista Brasil Competitivo, acredita que é necessário buscar alternativas para expansão dos negócios do setor. “Precisamos criar esse ambiente favorável, por isso estive aqui para conhecer as demandas e buscar encaminhamentos”, afirma.