O parque tecnológico da Univates foi o ambiente escolhido por um grupo de jovens empreendedores para desenvolver uma plataforma digital voltada ao agronegócio. Esse shopping virtual reúne fábricas, revendas, agricultores e prestadores de serviços, com o propósito de venda direta e rede de franquias.
Em um primeiro momento, a startup (empresa emergente) atua como um site de comércio eletrônico onde é possível negociar peças e ferramentas, maquinários em geral, vender a produção agrícola, adquirir sementes e insumos, ou ainda, pesquisar imóveis rurais, contratar serviços ou alugar equipamentos.
O próximo passo, a partir do final do ano, inclui a possibilidade de compra e venda também pela plataforma, com garantias de pagamento e entrega. “O comprador vai colocar os produtos no carrinho de compras como e-commerce normal. É uma opção interessante para o produtor que passa o dia no campo e não tem tempo para atender vendedores”, avalia Esequiel Ransolin, um dos sócios e fundadores da Campear.
De acordo com Ransolin, o projeto começou a tomar forma em 2019, sendo forjado no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e depois validado no Tecnovates. O empreendimento é formado por um técnico agrícola, um especialista em TI e gestão, quatro desenvolvedores e um publicitário.
“O desenvolvimento foi todo com tecnologia própria, altamente sofisticada. Nós começamos do zero, foi mais de um ano de trabalho para a plataforma tomar forma, com foco na facilidade de manuseio e na simplicidade de conseguir se relacionar e fazer negócios”, reitera Jean Fuchs, CEO e fundador da startup.
A Campear é um dos 70 parceiros e mais de 20 projetos desenvolvidos no ambiente de inovação da Universidade do Vale do Taquari (Univates). O parque, inaugurado em junho de 2014, conta com espaço de pesquisa, troca de conhecimento e oportunidade de negócios.
Rede de franquias
O site também já conta com franquias em mais de 250 cidades e tem meta de alcançar todo o território nacional no próximo ano. Há dois formatos para ser um franqueado Campear. O interessado por adquirir uma franquia, com valores que variam de R$ 59 mil a R$ 130 mil, ou ser um parceiro e conquistar sua participação atraindo usuários e empresas à plataforma.
“O franqueado atua na ponta, junto ao produtor. Pode fazer uma visita, entender suas demandas, esclarecer dúvidas e, até ajudar a oferecer um produto na plataforma ou realizar uma compra”, explica Ransolin.
Agro na internet
O empresário Jonas Machado é um dos que aderiu à plataforma de marketplace do agronegócio. “Essa ferramenta ajuda a revolucionar a forma como o agro é visto na internet. Muitos ainda acreditam que o campo está longe da tecnologia, mas ao contrário, o acesso aumentou muito e as empresas estão de olho nesse novo formato”, observa.
Sócio da Uniclean, empresa fabricante de produtos para higienização e limpeza profissional, Machado já vende para outros estados, mas que a empresa deseja fortalecer essa relação comercial.
“Queremos tornar nosso produto acessível aos produtores de leite de todo o país, por exemplo. O site criado pela Campear evita a necessidade de implantar um e-commerce próprio”, avalia o empresário, que oferece soluções para sistema de ordenha e setor alimentício em geral.
Ambiente de inovação
A Campear é uma das 22 empresas residentes do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates. “Esse é um dos ambientes de inovação e empreendedorismo da região. É ator fundamental para ancorar novos negócios e novos produtos, processos e serviços já consolidados”, pontua a gestora de relacionamento e de negócios do Tecnovates, Cintia Agostini.
Ainda de acordo com Agostini, o objetivo é apoiar novas ideias até sua validação e consolidação e a tração de negócios que se caracterizam pela inovação. “Somos a estrutura institucional que faz a vinculação do conhecimento gerado na Univates com as necessidades e oportunidades identificadas por organizações e empresas. Também integra esse ambiente de inovação a Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates).