Labilá em 60 dias

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Labilá em 60 dias

Vale do Taquari

A reforma do prédio que vai abrigar o Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labilá) deve ficar pronto em até 60 dias. O espaço está localizado ao lado da Praça do Chafariz, no Centro Histórico da cidade, e tem potencial para ser um dos principais hubs de inovação do Vale do Taquari, e um dos principais no sul do Brasil. O local deve abrigar a Agência de Desenvolvimento Local (Agil), e setores da iniciativa privada, poder público e universidade, todos concentrados na busca por soluções inteligentes para problemas coletivos.
E a inspiração vem de outros hubs de inovação já consolidados. Além do Termo de Cooperação firmado com o Instituto Caldeira, de Porto Alegre, o governo de Lajeado se aproximou do Cubo Itaú, considerado o maior hub de inovação da América Latina, e localizado na capital paulista. Ontem, o prefeito Marcelo Caumo, o Secretário de Desenvolvimento, André Bücker, e a Coordenadora de Inovação, Mariela Portz, visitaram o espaço na companhia do co-head do Cubo Itaú, Pedro Prates (foto).

Inclusão

Em Lajeado, o vereador Marcio Dal Cin (PSDB) encaminha projeto de lei para “instalação em praças e parques públicos de brinquedos adaptados e equipamentos especialmente desenvolvidos para lazer e recreação de crianças com deficiência e/ou portadoras de mobilidade reduzida e necessidades especiais”.

“Cidade Confortável”?

O vereador Ederson Spohr (MDB) não desiste. Ele já encaminhou diversas vezes ao Departamento de Trânsito e Obras a solicitação para que o Executivo “arrume a parada na Av. Senador Alberto Pasqualini, na frente do McDonald ‘s, no outro lado da avenida”. Segundo o parlamentar, “o teto está furado e não tem proteção lateral e nem de fundos, molhando os usuários em dias de chuva”.

Mallmann x Diehl

Ex-prefeito de Estrela e cotado para assumir como Diretor Executivo da E-Log, Carlos Rafael Mallmann (MDB) foi às redes sociais para reclamar do governo federal. “Aumenta gás, aumenta gasolina, aumenta carne, aumenta legumes, aumenta luz e hoje novo aumento de Luz, 50% sobre o valor da bandeira vermelha. Chega, tô cansado de ser assaltado por este governo incompetente. Bolsonaro nunca mais”, escreveu o emedebista. Felipe Diehl (DEM), assessor do Ministro do Trabalho, Ônix Lorenzoni, tomou as dores do presidente nas redes sociais. “Esse é um dos prefeitos que fechou a cidade e a economia se via depois. Amiguinho de Dilma, Tarso, Lula e Temer”, escreveu o Democrata. “Será que irá comprar um troféu com dinheiro público para a postagem”, provocou. E a briga virtual, claro, foi amplamente debatida entre outros agentes políticos…

Cicloturismo

O presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, participou da Audiência Pública sobre os novos pedágios do Estado, que ocorreu nesta semana, em Encantado. Durante o evento, a entidade reivindicou uma ciclovia nas rodovias ERS-129 e ERS-130, que permita a realização do cicloturismo na região, oferecendo segurança a todos ciclistas no trecho entre Cruzeiro do Sul e Muçum.

Quadro do MDB

Prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmílson Busatto pode deixar o PL e rumar para o MDB. E quem também pode estar de malas prontas para o MDB é o ex-prefeito de Marques de Souza, Edmilson Döor (PTB), o popular “Brida”. E o grande sonho do MDB é reincorporar o prefeito estrelense, Elmar Schneider (PTB).

Agil e Caldeira

O diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Local (Agil), Cristiano Zanin, visitou a sede do Instituto Caldeira. O encontro com Pedro Valério, diretor executivo da entidade com sede em Porto Alegre, ocorreu nessa terça-feira. O objetivo é estreitar ainda mais as relações e a troca de experiência entre os núcleos de inovação do Vale do Taquari e da Região Metropolitana.

Acesso a Estrela

O problema gerado pelo fechamento do acesso da BR-386 ao bairro Imigrantes, em Estrela, é apenas mais um capítulo de um problema que assola diversos municípios lindeiros à rodovia federal: a escassez de acessos e retornos seguros. A ação da CCR e da PRF é paliativa, e, em um primeiro momento, parece errônea. Mas a concessão tem tudo para solucionar de vez a problemática.

Univates e a UPA

Na segunda-feira, o governo de Lajeado finalizou o processo para renovar o contrato com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), referente à administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O valor mensal é próximo de R$ 1 milhão. À Univates, cabe os serviços de contratação, treinamento, acompanhamento, avaliação e supervisão dos profissionais, bem como a gestão dos materiais utilizados. O primeiro acordo havia sido firmado em 2019.

Acompanhe
nossas
redes sociais