Campo fértil para inovar

EDITORIAL

Campo fértil para inovar

Campo fértil para inovar
Vale do Taquari

Inovação e tecnologia a serviço de atividades produtivas tradicionais. Assim pode ser definido a startup de Lajeado que lançou uma plataforma inédita de compras de insumos para o agronegócio. A novidade já está em uso e ganhou repercussão estadual nesta semana.

A tecnologia já está presente em 250 municípios, com meta de se espalhar por todo o território nacional em 2022. O recurso facilita as compras para agroindústrias e empreendimentos rurais, aproximando fornecedores de materiais e produtos específicos para as demandas dos produtores do campo.

Trata-se de utilizar a tecnologia e a criatividade para dar mais agilidade à compra e à venda de insumos a uma mais antigas e principais atividades econômicas da comunidade regional. Conforme reportagem da página 10 desta edição, é o encontro entre as soluções disruptivas do futuro para entraves do velho segmento.

Não é de hoje que o cenário do campo muda e coloca o que há de mais moderno no campo tecnológico para dentro da porteira. Território de grandes cooperativas e organizações voltadas à cadeia da produção de alimentos, o Vale do Taquari consiste em um celeiro de modernização e reformatação da rotina produtiva, servindo de referência para o restante do estado.

Cada vez mais, Lajeado e o Vale do Taquari se consolidam como polo de inovação. Expandir esse movimento para o meio rural é um passo promissor e estratégico, diante da robustez do setor primário local, do amplo espaço a ser explorado e das vantagens que isso acarretará ao desenvolvimento do agronegócio local.

Inovar passou a ser vital para a sobrevivência de qualquer negócio e para o desenvolvimento das cidades e regiões. Estimular a cultura da inovação é se preparar a um futuro cada vez mais próximo.

E a região tem amplo potencial para desenvolver este setor, que se desenha como uma das áreas mais importantes da nova ordem econômica mundial em formação.

Acompanhe
nossas
redes sociais