O estacionamento rotativo gratuito voltou a funcionar nas ruas centrais. O objetivo da medida é aumentar o número de vagas para os clientes do comércio varejista. O rotativo estava suspenso desde o dia 4 de janeiro para ajustes.
Em 2018, o estacionamento rotativo foi instituído no município com penalidades aos motoristas que excedessem o prazo de 1h30min. A lei, no entanto, não deixava claro quem era o responsável pelas punições.
Neste ano, os governos municipal e estadual firmaram convênio para que a Brigada Militar (BM) e o município façam a fiscalização e apliquem as sanções. Arroio do Meio contratou três monitores, como cargos comissionados (CC).
O rotativo voltou a funcionar na terça-feira, 31 de agosto, de forma gratuita e educativa. Nos primeiros 45 dias, os motoristas que passarem de 1h30min não serão penalizados. A partir de 14 de outubro, a ocupação de vagas além do prazo é motivo para multa e guincho.
Modelo gratuito
Arroio do Meio é o primeiro município do RS a adotar o estacionamento rotativo gratuito. De acordo com a administração municipal, o objetivo é aumentar a circulação de carros nas principais ruas do comércio sem afastar os clientes.
O coordenador de trânsito do município, Alex Theves, afirma que a intenção do rotativo não é onerar o cidadão. “Não tem motivo para cobrar. Com o rotativo, não vai faltar vaga para ninguém”, afirma.
Seis terrenos, em diversos pontos do centro, são disponibilizados aos motoristas que precisam estacionar o carro por mais de 1h30min. Desses, três são propriedades particulares cedidas ao município. Os donos dos lotes são isentos do pagamento de IPTU enquanto permanecer a parceria com a administração municipal.
Fiscalização
Monitores da administração municipal controlam o tempo que cada veículo ocupa uma vaga na área do rotativo. Eles anotam a placa do carro e o horário em que o motorista estacionou.
Quando o carro excede o tempo de 1h30min, os monitores entram em contato com o departamento de trânsito. O setor entra em contato com a BM, responsável por chamar o guincho e multar o condutor. A infração é de R$ 195,23 e mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).