Como resposta às críticas de empresários da construção civil devido à demora na análise e liberação de projetos, a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) terá reforços no quadro. A câmara de vereadores aprovou a contratação temporária de sete profissionais. A medida é considerada fundamental para acelerar o processo. Só em 2021, mais de 600 projetos foram protocolados na pasta.
Serão contratados três fiscais de planejamento, um engenheiro civil, dois arquitetos e um auxiliar de administração. As contratações emergenciais terão duração de meio ano e podem ser prorrogadas pelo mesmo período. Para viabilizá-las, o governo abriu crédito de R$ 203,5 mil à Seplan.
O governo justifica a contratação devido ao acumulo de serviços e aumento da demanda dos profissionais, sobretudo após a pandemia de covid-19. Também houve a incorporação, por parte da secretaria, das atribuições relativas à mobilidade urbana.
Apesar das contratações, vereadores alertaram para a necessidade de mudanças no procedimento. “Não fiquemos surpresos caso a situação continue igual. É preciso uma mudança séria na metodologia de análise”, afirma Sérgio Kniphoff (PT).
Presidente da câmara e engenheiro da prefeitura, Isidoro Fornari (PP) acrescentou que, da forma como está posto hoje, os problemas voltarão após o período de atuação dos profissionais contratados. “Enquanto não tivermos alterações na forma de analisar os projetos, não iremos avançar. Só servirá para aliviar os profissionais que estão lá hoje”, pontua.
Mudança no PSB
Único vereador eleito pelo PSB para a atual legislatura, Adriano Rosa se afastará da câmara durante 90 dias. A sessão de ontem à noite foi a última do parlamentar antes da licença. Em seu lugar, assume o primeiro suplente do partido, o jornalista Rodrigo Conte.
Rosa já havia pedido licença por duas semanas entre junho e julho. Na ocasião, porém, o afastamento ocorreu porque o parlamentar havia testado positivo para covid-19. Conte, que estava atuando de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, cedeu a vaga para Vanderlei Soares.
“Sou vereador hoje não só por mim, mas também pela quantidade de votos que o partido fez. Então só tenho a agradecer por este período, tem sido uma experiência nova e muito boa”, comenta.
Alteração do regimento
A comissão especial criada para revisão do regimento interno teve nova reunião da manhã de ontem, no plenário da câmara. O foco foi na análise de temas a partir do artigo 99 até o artigo 118. Os cinco parlamentares da comissão estiveram presentes na reunião.