O calor fora de época com máxima de 30°C se mantém hoje e amanhã no Vale do Taquari. Embora o inverno termine apenas no dia 22 de setembro às 16h21min, a meteorologia classifica setembro como o mês com temperatura acima da média e que define o período de transição para a primavera.
Pela análise da MetSul Meteorologia, o ingresso de nova frente fria a partir desta sexta-feira, 3, muda as condições do tempo na região. Não há, em primeiro momento, drásticas mudanças relacionadas à temperatura.
O instituto de meteorologia prevê para a segunda metade do mês, a possibilidade de uma massa de ar polar, com risco de geada em áreas de maior altitude. “O Pacífico em processo de resfriamento que pode levar a um novo episódio de La Niña traz a possibilidade de geada tardia no fim do inverno e na primavera”, observa a meteorologista Estael Sias.
Essa oscilação entre temperatura mínima e máxima tende a aumentar os episódios de tempo severo no RS. O risco agrava com incursões tardias de ar frio à medida que a presença de ar quente se torna mais comum. O encontro de massas de ar gera tempestades, sobretudo com risco de granizo.
A perspectiva da MetSul é que o acumulado de chuva não será tão escasso como inicialmente indicado por alguns modelos meteorológicos e setembro pode encerrar com precipitação próxima ou acima da média de 140 milímetros.