A pintura da maior estátua do Cristo da América Latina, em Encantado, está em andamento. Quem visita o monumento já consegue visualizar a cor final em um dos braços.
Conforme o supervisor responsável, Artur de Souza, a equipe começou o processo pela aplicação de um fundo especial que prepara a estrutura para receber a primeira camada de tinta. “São quatro camadas, duas com o fundo especial e outras duas de tinta com a coloração final”, explica Artur.
A pintura é uma parceria com a Tintas Coral, que doou as tintas. Para a ocasião, a empresa desenvolveu uma tonalidade especialmente para o Cristo. A cor foi batizada de “Cristo Protetor” e será comercializada normalmente pela marca. A cor foi definida pela equipe de arquitetos da Associação de Arquitetos do Vale (ASEAVALE), que está à frente do projeto do entorno e interior da estátua.
A tonalidade possui a tecnologia “Sol e Chuva”, indicada para este tipo de obra por sua característica impermeabilizante e emborrachada. Conforme o Engenheiro, a durabilidade é um ponto importante, mas que também dependerá das condições climáticas. Serão usadas aproximadamente 40 latas para concluir a pintura da estátua.
Conforme a pintura avança, a equipe de construção remove a estrutura de andaimes que cobre o monumento. Assim, quem visita o Cristo Protetor poderá acompanhar a evolução dos trabalhos e visualizar a estátua já pintada a cada nova etapa.