Caumo participa de evento nacional de cidades inteligentes

ENTREVISTA

Caumo participa de evento nacional de cidades inteligentes

Prefeito de Lajeado apresenta case de Lajeado no Connected Smart Cities & Mobility, evento de Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana que ocorre a partir de hoje em São Paulo

Caumo participa de evento nacional de cidades inteligentes
(Foto: Ana Carolina Becker)
Lajeado

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, está em São Paulo para participar do Connected Smart Cities & Mobility, evento nacional de Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana. Ele apresenta o case do município. O prefeito falou sobre o tema em entrevista ao programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9 na manhã desta quarta-feira, 1º.

De acordo com o prefeito, Lajeado foi convidado a participar do evento por ter sido o primeiro município do país a assinar a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes.

Além de participar do evento, Caumo visitou ontem o escritório corporativo da BRF, onde foi recebido pela VP Global de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Grazielle Parenti, e conheceu os projetos de investimentos previstos para a planta de Lajeado.

Hoje, ele visitará o Cubo Itaú, um dos principais hubs de inovação da américa latina.

A coordenadora de Inovação e Projetos Especiais, Mariela Portz, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, também estão em São Paulo para o evento.

LabiLá

De acordo com o prefeito, o espaço onde será instalado o LabiLá, está em fase de obras e adequações na estrutura. A previsão é que em 60 dias estas melhorias estejam concluídas. O próximo passo será estruturar o espaço com móveis e itens de tecnologia.

“Até o fim do ano vamos entregar o espaço pronto”, projeta Caumo.

UTI pediátrica

Lajeado trabalha junto ao governo federal e estadual para debater a possibilidade do município voltar a sediar uma UTI pediátrica. O município conseguiu uma autorização do governo federal para fazer o credenciamento da UTI com o objetivo de conseguir aporte financeiro para a reforma do espaço e compra de equipamentos junto ao Ministério da Saúde. Porém, a União faz um contingenciamento dos recursos e Lajeado ainda não teve liberação dos valores para iniciar a obra.

Paralelo a isso, Lajeado busca o mesmo recurso com o governo estadual. “São dois caminhos que estamos trilhando. O primeiro que se mostrar mais viável vai ter continuidade”, informa.

Prédio do INSS

Outro tema abordado na entrevista é sobre o prédio do INSS. No próximo dia 14, Caumo vai a Brasília para tratar do assunto com a presidência do Instituto.

Confira a entrevista completa:

Acompanhe
nossas
redes sociais