Câmara homenageia médicos pioneiros

SETEMBRO VERDE

Câmara homenageia médicos pioneiros

Nara Pimentel, Rosane Gravina e Ernany Bender Júnior atuaram no primeiro transplante no Hospital Bruno Born

Câmara homenageia médicos pioneiros
Rosane e Nara recebem reconhecimento do legislativo em cerimônia que marcou início da campanha Setembro Verde (foto: Mateus Souza)
Lajeado

A campanha Setembro Verde, promovida pela Câmara de Vereadores de Lajeado, foi lançada de forma oficial na noite de ontem. Uma sessão solene marcou o início das atividades, com direito a homenagens a profissionais que atuaram no primeiro transplante de rim do Hospital Bruno Born (HBB), de uma menina de 13 anos, em 1998.

As médicas nefrologistas Nara Pimentel e Rosane Gravina tiveram a atuação reconhecida no plenário. O urologista Ernany Bender Júnior, que também atuou no primeiro transplante, não pôde comparecer à sessão, mas foi representado pelo presidente do HBB, João Batista Gravina, e pelo diretor executivo, Cristiano Dickel.

No discurso, Nara elogiou a iniciativa do legislativo em abrir espaço para falar sobre a doação de órgãos. “É importante falar e conversar sobre isto, além de mostrar para a comunidade que temos toda esta estrutura aqui no hospital e contarmos com profissionais muito capacitados”, salienta.

Rosane se disse lisonjeada com a homenagem e lembrou do início difícil, com apenas três profissionais à época. “Quando comecei, sabia que seria um caminho árduo. Foi angustiante acompanhar, mas o resultado final foi muito gratificante para nós”, afirma.
A vice-prefeita Gláucia Schumacher se emocionou ao lembrar da luta do vereador Lorival Silveira (PP), à época secretário de Trabalho e Assistência Social. Em 2019, ele passou por um transplante de coração. “Sei o quanto isso é importante para ti. A iniciativa é de vocês e nós estamos apoiando. Que Lajeado seja reconhecida em todo o Brasil por isso”, destaca.

Ações sociais

A campanha tomou conta dos espaços da câmara. Idealizadores do projeto “Som das Cores”, os artistas Maiara Cristina Bauer Leonhardt e Rogerinho Schmidt promoveram intervenções artísticas e apresentações musicais ao longo da abertura.

“A ideia é unir música, arte e ação social. Neste caso, estamos destacando a doação de órgãos”, diz Maiara.

Caminhada

No próximo dia 25, a câmara promove a Caminhada Verde. A atividade terá como ponto de partida a Casa de Cultura, às 9h, e percorrerá a rua Júlio de Castilhos em direção ao Posto Faleiro. A ação envolverá, além de vereadores e servidores do legislativo, pacientes transplantados, familiares de doadores de órgãos, voluntários e apoiadores da causa.

Acompanhe
nossas
redes sociais