Da delegacia para o pátio de escolas. Esse vai ser o destino de boa parte das bicicletas roubadas e furtadas apreendidas pela Polícia Civil. O projeto Bike Solidária prevê o conserto, restauração dos veículos e posterior doação para escolas públicas.
O projeto é uma ação conjunta entre a Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), as Promotorias Criminal e da Infância e Juventude de Lajeado, Polícia Civil e Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI).
O recurso aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores prevê a destinação de R$ 14.960,00 para o projeto, que irá capacitar 16 adolescentes que frequentam escolas públicas. Eles vão fazer o curso de Mecânico de Bicicletas, do SENAI, com carga horária de quase 70 horas, que abordará questões como empreendedorismo, higiene e segurança e conceitos ligados à mecânica.
O diretor de patrimônio da Alsepro, Francisco Weimer dos Santos explicou que a ideia se baseou no projeto Alquimia, onde os celulares apreendidos no presídio são recuperados e entregues para crianças e adolescentes do município. “Com este projeto estaremos proporcionando aos adolescentes um aprendizado. Temos atualmente um grande número de ciclistas, certamente o conserto de bicicletas será uma profissão de grande futuro, e além disso, estaremos resolvendo o problema do sucateamento e falta de espaço para esses veículos”, destaca.
O coordenador técnico de educação profissional SENAI, Marcelo Francisco Schedler considera o projeto completo, engloba a formação dos alunos, a questão social de reaproveitamento das bicicletas e o movimento social.
O Delegado de Polícia de Lajeado, Marcio de Abreu Moreno, afirmou que são 80 bicicletas apreendidas no local apreendidas, em diversas ocorrências como suspeitas de roubo, receptação, furto e prática criminosa. De acordo com o promotor sérgio diefenbach, o projeto Bike Solidária é inovador.
Os alunos selecionados são da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio-CIEP e Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco. As aulas iniciam dia 13 de setembro e se estendem até 10 de novembro. Elas vão ser realizadas nas segundas e quartas-feiras.
Fica a cargo de cada escola definir a melhor forma de utilização das bicicletas que serão doadas. O SENAI se comprometeu em implantar um bicicletário nesses locais.