A motivação dos funcionários sempre foi um dos grandes desafios dos líderes. Entretanto, a tarefa se mostrou ainda mais desafiadora diante da pandemia de Covid-19. Em momentos turbulentos como esse, foi preciso ainda mais ação das lideranças. É papel do gestor estimular a integração dos liderados com a cultura organizacional e despertar neles o senso de responsabilidade com os resultados.
Entre as habilidades dos líderes que engajam está o ótimo relacionamento interpessoal com todos. É natural sentirmos mais proximidade ou afinidade com algumas pessoas, mas isso não deve ficar evidente quando se ocupa um espaço de liderança.
Sentir que o gestor conhece os indivíduos que compõem a equipe é uma das grandes necessidades comportamentais de times de alta performance. Os colaboradores precisam saber que não há favoritos e, assim, podem contar com uma condução justa na resolução de conflitos.
Líderes também desenvolvem conversas autênticas. Cada pessoa que compõe um time é um indivíduo único. As diferenças podem estar nas gerações, nos objetivos ou nas prioridades de vida e carreira. Os colaboradores gostam de saber que seu superior imediato está interessado nas suas aspirações, talentos, preocupações e que se interessa pela sua vida fora do trabalho.
Outra habilidade fundamental é a de reconhecer talentos e iniciativas. Estudo recente desenvolvido pela Dale Carnegie Training com mais de 3,3 mil pessoas em 14 países, com mais de 3.300 pessoas, revelou que 78% dos colaboradores dizem ser importante para os gestores incentivarem as ideias dos liderados. Por outro lado, somente 52% dos superiores hierárquicos admitiram fazer isso com frequência. O reconhecimento constante e personalizado está na essência da motivação dos funcionários.
Formação de líderes
Uma das principais empresas de treinamento de líderes do mundo, a Dale Carnegie trabalha para melhorar o desempenho dos indivíduos e, consequentemente, das empresas onde elas atuam. Com mais de 107 anos de tradição e presença em 86 países, a organização é parceira de 400 das 500 maiores corporações do mundo e formou mais de 9 milhões de pessoas.
Confira os próximos cursos em Lajeado:
13 de setembro – Geração Futura (Para adolescentes de 12 a 17 anos)
28 de setembro – Dale Carnegie Course
8 e 9 de Outubro – Maestria em Negociação
Dicas para motivar funcionários
Invista em treinamentos – A educação corporativa é extremamente benéfica para a motivação dos funcionários. Com tantas mudanças ocorrendo no mercado, muitos podem se sentir obsoletos e, com isso, menos conectados com a organização. Ao oferecer treinamentos, o colaborador se sente valorizado pelo investimento realizado na sua capacitação.
Mostre entusiasmo – Em momentos de incerteza, o líder, além de enfrentar o próprio medo, precisa, também, transmitir calma e segurança para a equipe. É o seu comportamento que definirá a motivação dos colaboradores e é preciso entender que o exemplo é a melhor forma de conseguir algo. Frente à crise, a transparência é ainda mais importante. Seja realista e mantenha uma comunicação franca e esclarecedora. Nada é mais desmotivador que enfrentar uma turbulência sem uma gestão firme e presente.
Use valores para motivar – É preciso que o líder se sinta próximo, profissional e pessoalmente, da sua equipe. Saber quais os valores, crenças e sonhos de cada um dá ao gestor informações poderosas do que os motiva. Ter empatia para entender melhor os anseios dos colaboradores leva o líder a encontrar soluções criativas, que mostram preocupação genuína com o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus liderados.