A agroindústria familiar Estrelat e a cooperativa Sicredi Ouro Branco são destaque no concurso Vencedores do Agronegócio 2021, da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul). Os empreendimentos conquistaram quatro de cinco prêmios.
Os troféus serão entregues no dia 9 de setembro, em evento híbrido na Expointer. O prêmio, em sua 9ª edição, contou com 54 inscritos e valoriza iniciativas do setor primário que contribuem para o desenvolvimento do RS.
Vencedora de três categorias, a Estrelat apresenta ao estado sua produção de leite do tipo A, produto pasteurizado com menor concentração de microrganismos. A agroindústria é a única granja leiteira do Vale do Taquari a produzir esse tipo de leite.
Dois dos troféus são relacionados à produção. Dentro da Porteira, é o prêmio pela geração de valor na propriedade. Já o Depois da Porteira, reconhece e premia a venda de leite por assinatura. O terceiro troféu é relacionado à liderança da empresária do campo Eliana Beatriz Lenhard de Oliveira, na categoria Elas no Agro.
“Trabalhamos há anos com o foco de não apenas produzir o leite, mas, sim, um alimento saudável que vai para mesa de muitas pessoas, visando sempre por qualidade”, comenta Oliveira.
Ela e o marido Roberto estão à frente da granja desde 2007, quando decidiram investir em tecnologia para entregar um produto diferenciado. “Eu comecei vendendo leite em garrafas plásticas, indo de motocicleta. Nosso processo evoluiu, agora vendemos leite tipo A no formato de assinatura, com uma nova estrutura e clientes fidelizados”, conta o empresário rural.
Ainda conforme o produtor, a ideia de inscrever a agroindústria partiu da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis). “É um prêmio de visibilidade a nível estadual e uma oportunidade para mostrar a qualidade de nosso produto”, observa Oliveira.
Sustentabilidade
No segmento de práticas ambientais, sociais e de governança, o troféu ESG foi concedido à cooperativa Sicredi Ouro Branco, com sede administrativa em Teutônia. O reconhecimento é através do projeto “Comitê de sustentabilidade e as possibilidades sustentáveis no agro.”
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2021/08/divulgacao-acao-sustentavel-sicredi-ouro-branco-.jpg)
Sicredi Ouro Branco conquista prêmio por ações sustentáveis em 21 cidades (foto: divulgação)
A iniciativa implantada este ano, por meio de um departamento de agronegócio, qualifica o atendimento e avalia as melhores soluções ao produtor rural.
Uma das estratégias estimula a consciência de consumo com distribuição gratuita de sacolas ecológicas em todas as feiras de produtores nos 21 municípios de atuação.
Em paralelo, a cooperativa também lançou campanha solidária com o objetivo de arrecadar R$ 400 mil, beneficiando entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Conforme o presidente da cooperativa, Neori Ernani Abel, a Sicredi Ouro Branco tem o compromisso de oferecer soluções financeiras sustentáveis, contratadas pelos associados a partir de um melhor entendimento das alternativas e necessidades.