O Hospital Estrela inaugura em setembro as obras de reforma e ampliação da área física do pronto atendimento. O novo espaço tem 380m². O assunto foi abordado pelo gerente administrativo do hospital, Johnnie Locatelli, em entrevista ao programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9 na manhã desta terça-feira, 31.
O processo de captação de recursos para a obra começou em 2011, junto ao Ministério da Saúde. O valor seria destinado para reforma do pronto socorro e também do centro cirúrgico. As obras começaram em 2013, mas pararam por falta de repasse pelo governo.
Em 2019, quando a Rede de Saúde Divina Providência assumiu o hospital, o projeto foi definido como prioritário. Com a pandemia, o cronograma da obra atrasou. A obra foi finalizada em junho. Agora, as equipes trabalham na parte de identificação das áreas e instalação de mobília. A data de inauguração não está definida, mas será até o fim de setembro.
Reforma do centro cirúrgico
Além do pronto socorro, o centro cirúrgico do hospital também foi reformado. O espaço tem área total de quase 700m². “Somos referência para mais de 30 municípios do Vale em cirurgia geral, principalmente de érnea e versículo. São 40 procedimentos por mês pelo SUS para pacientes da região”, diz Locatelli.
As cirurgias eletivas estavam suspensas desde março de 2020 e foram retomadas neste mês de agosto. Hoje, Estrela tem mais de 300 pacientes em fila de espera por cirurgias, considerando procedimentos eletivos de diversas especialidades.
Com a ampliação da estrutura, o centro cirúrgico passa de quatro para cinco salas cirúrgicas e de 10 para 12 leitos de recuperação pós-cirurgia.
Confira a entrevista completa: