Feijão ou fuzil? Escola ou presídio? Uma ala da sociedade adora fomentar uma balança sem fundamento. Uma falsa dicotomia. Ora, o presidente Jair Bolsonaro é um poço de defeitos, mas não é contra o feijão na mesa dos brasileiros. Não seja ingênuo. Não foi isso que ele falou durante conversa no Alvorada, e cujo contexto foi maquiavelicamente manipulado e utilizado a rodo pelos mesmos militantes de sempre. A bem da verdade, o presidente apenas demonstrou irritação com a falsa dicotomia criada por quem insiste em bagunçar debates, monopolizar a narrativa e as “boas virtudes”, e, por consequência, atrapalha os bons agentes e as necessárias intenções da Esquerda.
Posse na Univates
Na tarde de ontem, ocorreu a posse oficial da nova reitoria da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Um ato formal. A Reitora, Evania Schneider, e a Vice-Reitora e Pró-Reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, já respondiam oficialmente pela instituição de ensino.
Mobilidade urbana
Em Lajeado, os bairros Universitário e Carneiros possuem problemas de mobilidade urbana. Vias públicas que não se conectam, condomínios fechados e poucos retornos na Av. Benjamin Constant são alguns percalços aos motoristas. Dito isso, é óbvio que o fechamento abrupto de uma via tende a potencializar os danos. E o governo municipal insiste em manter fechada a Av. Avelino Tallini em alguns momentos do fim de semana, o que gera impacto negativo sobre outras vias (e moradores) próximos. Felizmente, a medida será repensada já para o próximo fim de semana.
Convenções do PP e do PT
Na semana passada, o PT confirmou a nova coordenação regional do partido, durante convenção virtual. Conforme antecipamos, Jones Fiegenbaum (PT), suplente de vereador em Lajeado, é o novo coordenador no Vale do Taquari. Também na semana passada, o Partido Progressista de Lajeado realizou a Convenção Municipal para escolha da nova diretoria. O encontro ocorreu no plenário da Câmara de Lajeado, no sábado (foto). E a novidade é confirmação do publicitário Márcio Aléssio como o novo presidente municipal da sigla. Natanael dos Santos, agora ex-presidente, será o vice.
Verticalização
Os representantes do Governo de Lajeado e do Hospital Bruno Born (HBB) se reúnem nos próximos dias 14 e 15 com diretores do INSS. A intenção é finalizar o tramite para a incorporação do imóvel (localizado na esquina da rua Saldanha Marinho com a Av. Benjamin Constante) pela casa de saúde, e a consequente construção de uma nova sede para o instituto no terreno da antiga Praça Mário Lampert, na rua Júlio May. E o HBB pretende verticalizar o imóvel que será incorporado.
Comércio aos domingos
O projeto de lei que autoriza a abertura do comércio aos domingos em Lajeado foi debatido novamente no plenário da Câmara de Vereadores. O encontro ocorreu na manhã de ontem, e reuniu integrantes do próprio Legislativo, do Sindicomérciários, da CDL, ACIL e do Sindilojas, e nenhum representante do poder Executivo. Aliás, o Executivo não foi convidado para a reunião de ontem. E tal distanciamento e falta de diálogo poderá justificar a rejeição da proposta.
Comércio aos domingos II
O governo municipal não dialogou com representantes dos comerciantes e tampouco com o sindicato dos comerciários. Também não houve diálogo com os próprios vereadores da base. Quiçá, com a oposição. E política é diálogo. O projeto de lei foi encaminhado à Câmara no fim da tarde de uma sexta-feira, como se entrasse pela porta dos fundos, às escuras. E política é diálogo, reforço. O atual prefeito já retirou da pauta, em fevereiro de 2018, uma mesma proposta. E não foi à toa.
Comércio aos domingos III
Os líderes empresariais saíram decepcionados da reunião de ontem. A tendência é que o projeto não seja votado hoje, e, sim, na sessão da próxima semana. Até lá, a composição da Câmara de Vereadores deve mudar. Adriano Rosa (PSD) vai dar lugar ao suplente Rodrigo Conte (PSD), por exemplo, e isso pode ser positivo para o Executivo. A tendência para a próxima semana é um empate, que será decidido com o voto de minerva – e a favor – do presidente Isidoro Fornari (PP).
Imóvel do DAER
Uma reunião do alto escalão do governo estadual debate hoje sobre a negociação com o governo de Lajeado, que prevê a incorporação do imóvel do DAER pelo município e a consequente obra de ampliação das pistas e a construção de um viaduto na ERS-130, no trecho entre o trevo da BRF e o acesso à rodoviária. O prefeito aguarda pelo “sim” do governador. As perspectivas são boas.