Concurso anuncia projetos vencedores

parklets

Concurso anuncia projetos vencedores

“Um Parklet para Lajeado” estimulou estudantes a criarem propostas de espaços de lazer em vagas de estacionamento dentro do conceito de “cidade inteligente”

Concurso anuncia projetos vencedores
Equipe “Parklet Sustentável” ficou em primeiro lugar no concurso (foto: divulgação/nicole morás)
Lajeado

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates e seu Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) anunciaram os ganhadores do concurso “Um Parklet para Lajeado”, que contou com a participação de 16 equipes de estudantes de graduação. A competição teve como objetivo selecionar projetos de espaços que melhorem a qualidade de vida dos usuários em vias públicas. A iniciativa fez parte da programação do CRIE Smart Cities e contou com apoio da administração de Lajeado.

Referências para o futuro

De acordo com o coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Cristiano Zluhan Pereira, o concurso tem como grande benefício para a comunidade a criação de um de catálogo de projetos. “A ideia é criar referências. Mostramos o que é possível fazer, como fonte de inspiração para os projetos futuros. Teremos um espaço para esses projetos no próprio site do CRIE, de forma que a prefeitura, os lojistas, comerciantes, empreendedores e a comunidade em geral possam utilizá-los como referência para a construção de parklets pela cidade”, explica. Para o professor, o concurso superou as expectativas, já que teve grande adesão dos estudantes.

A Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) foi parceira da Univates nesse projeto. De acordo com o secretário Giancarlo Bervian, o município atuou elaborando a cartilha que serviu como guia para a criação dos projetos, explicando o passo-a-passo da execução e os requisitos técnicos. “Nós nos sentimos padrinhos desse projeto. Sabemos da importância que tem a instalação dos parklets em alguns locais da cidade, os benefícios que vão proporcionar aos usuários”, completa.

Passo a passo

Bervian Explica o procedimento para quem deseje instalar um parklet: é preciso protocolar um pedido na Seplan, demonstrando o interesse. Os pedidos protocolados passarão por análise e não é garantida a instalação, já que existem diversas regras que devem ser seguidas para a viabilidade. A implantação, manutenção e remoção do parklet pode ser feita por pessoas físicas ou jurídicas.

O primeiro passo é a escolha do lugar: é preciso verificar se o local desejado se enquadra nos critérios de localização e implantação da cartilha. É necessário contratar profissional habilitado para auxiliar no processo desde as fases iniciais. Após, a proposta para por um estudo de viabilidade, onde a prefeitura analisa possíveis impedimentos urbanísticos. Sem nenhum impedimento, o projeto passa por uma etapa de conhecimento público, onde se avalia se existem outras propostas para o mesmo local ou se a população tem alguma objeção para a construção. Depois do projeto aprovado, a instalação completa do parklet deve ocorrer em no máximo 60 dias. A gestão do espaço fica a cargo do proponente, que será responsável por toda a manutenção necessária para garantir a conservação do parklet, preservando sua estética e funcionamento adequado. A renovação da licença deve ser feita a cada dois anos.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais