“Cidade Inteligente” é “Cidade Verde”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

“Cidade Inteligente” é “Cidade Verde”

Vale do Taquari

Uma das principais “cidades inteligentes” do mundo é a “cidade mais verde” dos Estados Unidos. São Francisco também foi uma das primeiras a divulgar dados burocráticos e administrativos à população, e, ao mesmo tempo, é pioneira em estabelecer metas para diminuir a emissão de carbono, com o aumento do uso de energias renováveis em novas construções. O município berço do Vale do Silício ainda expandiu de forma considerável os programas de reciclagem e, até o início de 2020, cerca de 80% dos resíduos produzidos pela população já era reciclado ou reaproveitado. E isso precisa inspirar os nossos gestores públicos regionais. Por aqui, os conceitos de “smart cities” ainda não agregam de forma igualitária o tema ambiental.

Banco de Talentos

Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, o governo de Lajeado abriu inscrições para o chamado “Banco de Talentos”. O mecanismo foi criado para balizar a nomeação de Cargos Comissionados e Funções Gratificadas na prefeitura. No início do ano, a Secretaria de Administração anunciou mais de 160 inscrições de profissionais de diversas partes do país e até do exterior. E muitos não foram chamados, claro. Para os próximos meses, a ideia do Executivo é repaginar o programa.

Natal na Bento

O governo de Lajeado anuncia mais de meio milhão para a programação e decoração do Natal. Entretanto, e mais uma vez, algumas vias públicas foram preteridas deste alto investimento. Com destaque para trechos centrais da Rua Bento Gonçalves e da Av. Benjamin Constant, que não serão contemplados com enfeites e afins para fomentar as vendas. A administração municipal promete estudar formas de contemplar mais comerciantes nas próximas edições. Antes tarde do que nunca!

Ministro não vem

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, estava com viagem agendada para o Vale do Taquari. A agenda previa uma visita às obras da BR-386, na segunda-feira, às 15h30min, no canteiro de obras em Marques de Souza. Entretanto, o encontro foi desmarcado nessa sexta-feira. Mesmo assim, o agente público de confiança do presidente Jair Bolsonaro deve vir à região nos próximos meses.

Censura velada

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, a Associação Nacional de Editores de Revistas e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) protestam contra casos de censura prévia aplicada pela Justiça. Conforme nota divulgada pelas entidades, ocorreram pelo menos três casos de censura prévia nos últimos dias: contra reportagem da RBS TV a respeito de delação premiada ao Ministério Público; contra a revista Piauí, em relação à investigação de assédio sexual, e contra o jornal O Globo, a propósito de reportagem sobre movimentação financeira suspeita investigada pela CPI da Covid. Em Brasília, aliás, o STF instituiu o “crime de opinião”. São tempos sombrios…

Caldeira e tijolos

O Instituto Caldeira, instalado em uma área de 22 mil metros quadrados, nas antigas instalações da AJ Renner, em Porto Alegre, é um dos principais símbolos do movimento pela inovação e empreendedorismo no Estado. O espaço nasceu da ambição e da ansiedade do setor empresarial de estar mais conectado com as soluções do futuro, especialmente em relação à tecnologia e governança colaborativa. Diretor Executivo do instituto, Pedro Valério concedeu entrevista ao Frente e Verso, nessa sexta-feira. Em tom de brincadeira, incitou uma provocação. Segundo ele, a ideia original não previa uma sede física para a entidade. “O empresário gaúcho adora falar de inovação, mas ainda ama tijolo, prédio e galpão.”

Comércio aos domingos

O debate sobre a abertura do comércio aos domingos em Lajeado persiste na segunda-feira. Uma reunião entre vereadores e representantes do Sindilojas e do Sindicomerciários está agendada para às 8h30min, na Câmara. O objetivo do encontro é “distensionar” as relações e, por consequência, aprovar a polêmica matéria que, diga-se de passagem, talvez não gere tanto impacto.

Licitação e errata

A justiça suspendeu o edital de licitação para serviços de roçadas em Lajeado (também suspendeu o processo licitatório para serviços de varrição), o fato preocupa, mas este colunista se equivocou com os números. Diferentemente do que foi publicado na coluna de quarta-feira, as propostas encaminhadas pelas empresas concorrentes variam de R$ 1,5 milhão a R$ 2,6 milhões por ano, e não por mês. Mesmo assim, são contratos altíssimos e que merecem toda a atenção do judiciário.

Fornari em 2024?

O assunto ainda é tratado com muita discrição nos corredores da prefeitura e da câmara de Lajeado. Porém, a política é feita de articulações, e isso pode envolver partidos aliados e adversários. Temos um fato. Marcelo Caumo (PP) não pode mais concorrer à reeleição e o debate sobre o futuro candidato já mexe com alguns líderes locais. E o presidente do Legislativo, Isidoro Fornari (PP), é um dos cotados para concorrer a prefeito em 2024.

Acompanhe
nossas
redes sociais