A sede do jornal NG recebeu na quarta-feira, 25, a edição de agosto do Conversa Franca, projeto realizado pelo Centro de Oncologia – CRON com apoio do Grupo A Hora.
O evento teve como convidados o vice-prefeito de Estrela, João Carlos Schäfer, e o secretário da Saúde do município, Celso Kaplan, com mediação do jornalista Thiago Maurique.
Schäfer iniciou o debate apontando o reconhecimento quanto ao conjunto dos serviços que o Vale do Taquari oferece à sua população. “Temos um conjunto enorme de profissionais, organizações como a Univates, o CRON e diversas entidades que prestam um valoroso trabalho em prol da saúde.”
Schäfer também apontou gargalos, em especial em cirurgias eletivas, que ainda precisam avançar para um atendimento pleno. Conforme Celso Kaplan o principal destaque dos municípios do Vale do Taquari está a atenção básica.
“Conseguimos cobertura de 100% da população na atenção primária, que inclui a parte médica, enfermagem, exames e vacinas”, aponta. Segundo ele, no município pequeno, alcançar a totalidade do atendimento é mais fácil porque o ente público conhece todas as famílias.
Kaplan ressalta o papel da universidade na construção da cobertura em saúde na região. Aluno da primeira turma do curso de enfermagem da Univates, afirma que a transformação provocada pela instituição é imensurável.
Para ele, a universidade é fundamental para sanar outro gargalo: o da falta de profissionais qualificados com envolvimento e perfil adequado, tanto para atenção básica, quanto para o trabalho hospitalar. Lembra que, desde julho residentes, da Univates trabalham no posto de saúde do bairro Marmitt, em Estrela, passo importante para que esses profissionais depois fiquem na região.
Desafios da pandemia
Schäfer e Kaplan consideram a Covid-19 o maior desafio já enfrentado pela região. Destacam a união dos municípios e a busca por referências para enfrentar a pandemia. “Hoje temos cinco municípios com UTIs instaladas, antes tínhamos dois”, relata Kaplan.
Afirma que o trabalho da atenção básica se destacou mais uma vez, tanto no atendimento aos casos quanto no esforço para a vacinação. “O plano de saúde que mais teve presente na pandemia foi o Sistema Único de Saúde.”
Schäfer destaca o trabalho em parceria com entidades para acelerar o processo de vacinação que hoje resulta em cerca de 85% da população do Vale do Taquari imunizada com a primeira dose. “Em Estrela construímos forte parceria forte com o Lions Clube, além de contar com a estrutura do Parque Princesa dos Vales, que ajuda muito.”
Conforme o vice-prefeito, a região agora tem o desafio da segunda dose e do enfrentamento às novas variantes da Covid-19. “Tenho certeza que vamos vencer.”