Cidades do Vale atingem meta estadual de vacinação

IMUNIZAÇÃO

Cidades do Vale atingem meta estadual de vacinação

Mudança na estratégia da distribuição de doses possibilitou que municípios mais atrasados conseguissem imunizar pessoas com 18 anos ou mais até 25 de agosto

Cidades do Vale atingem meta estadual de vacinação
Foto: Divulgação
Vale do Taquari

Os 38 municípios da região atingiram a meta estadual de vacinar a população com 18 anos ou mais contra a covid-19 até o dia 25 de agosto. Ontem, 26, o governo do estado divulgou um balanço da imunização no RS, em que 83 % das cidades gaúchas alcançaram essa faixa etária.Na semana passada, algumas cidades do Vale estavam com a campanha de imunização em atraso, com aplicações em pessoas acima dos 30 anos ou mais.
Para que os municípios pudessem alcançar a meta, a Secretaria de Saúde alterou o método de repasse das vacinas. O cálculo, que antes era feito de acordo com as faixas etárias, passou a considerar a quantidade necessária de doses para que cada cidade conseguisse aplicar as primeiras doses.

Atraso solucionado

As cidades que estavam em maior atraso na região eram Sério, aplicando a vacina em pessoas com 32 anos ou mais até o dia 10 de agosto, e Capitão, aplicando doses em pessoas com com 31 anos ou mais.
O prefeito de Capitão, Jari Hunhoff, atribui o alcance da meta à nova estratégia de distribuição, pois o município recebeu as doses necessárias para vacinar a população com 18 anos ou mais. Nesse sábado, 21, a chegada de cerca de 370 doses possibilitou que mais de 90% da população recebesse a primeira dose.
Porém, ele afirma que constantemente era solicitado mais doses à Secretaria de Saúde (SES). “O estado não usou a mesma regra de distribuição para todos os municípios, o que atrasou a vacinação por ter poucas doses disponíveis” conta o prefeito.
Para Ana Brandt, técnica de enfermagem e responsável pela campanha de imunização em Sério, o principal motivo para o atraso da vacinação o foi o a pouca quantidade de doses repassadas, pois a população aderiu bem à campanha.
Foram feitas solicitações de novas doses da vacina por meio de ofícios enviados à Secretaria da Saúde. A demanda foi atendida antes de o governo colocar em prática a nova proposta. Em uma semana, o Piratini repassou cerca de 300 doses. Agora o município está com mais de 80% da população com a primeira dose aplicada e 48% com a segunda dose.

Balanço no estado

Em nível estadual, 412 municípios cumpriram a meta de vacinar a população com 18 anos ou mais até dia 25 de agosto, o que representa 83% das cidades gaúchas.
A data havia sido calculada pelo governo com base no avanço da vacinação e no fluxo de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Porém a pasta reduziu o número de doses enviadas ao estado, o que causou atraso na campanha. “A boa notícia é que ficamos muito próximos da meta: 86,3% da população de 18 anos ou mais já recebeu ao menos a primeira dose”, afirmou o governador Eduardo Leite.
A SES ainda aguarda a orientação do Ministério da Saúde a respeito da aplicação da terceira dose e da vacinação de adolescentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais