A violência contra a mulher é o tema de uma ação que ocorre neste sábado, 28, em Lajeado. A Comunidade Adventista, do bairro São Cristóvão, promove uma passeata e carreata em alusão ao projeto “Quebrando o Silêncio”.
Durante a ação serão distribuídos materiais educativos. As revistas possuem públicos específicos: crianças, adolescentes e adultos. Os conteúdos são interativos e trazem informações sobre o que é violência contra a mulher, como denunciar e como ajudar vítimas.
“Esse projeto tem os objetivos de conscientizar as pessoas sobre os tipos de violência, a importância de literalmente quebrar o silêncio, de buscar ajuda e ajudar as vítimas de violência doméstica”, destacam Ronie e Miriam Ossuoski.
A ação é desenvolvida todos os anos na América Latina pelas Comunidades Adventistas do Sétimo Dia. A cada edição, promovidas sempre no último fim de semana de agosto, um novo tema é escolhido para ser abordado junto com a comunidade.
Trajeto
A concentração da atividade será na Praça da Matriz, no Centro de Lajeado. Às 10h, o grupo vai em passeata em direção ao Posto Faleiro. De lá, seguem em carreata até a Univates. No caminho, serão distribuídos materiais informativos e educativos para as pessoas que estiverem circulando pelas ruas.
Arrecadação e ação nas escolas
No último fim de semana, o grupo também promoveu uma ação de arrecadação de alimentos na frente de quatro supermercados de Lajeado. Os mantimentos arrecadados serão repassados à Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Lajeado.
Também serão feitas atividades de conscientização nas escolas. Neste ano, em função da pandemia, os alunos receberão materiais educativos sobre a temática e a importância da denúncia. Antes da pandemia, profissionais iam até os locais para falar sobre o assunto.