É curioso e promissor o projeto que avança dentro do grupo das oito cidades desmembradas de Lajeado (G8). Hoje, os prefeitos desta parte do Vale do Taquari se reúnem em assembleia onde um dos temas é a criação de uma rota ciclística que interliga seis municípios.
A ideia é implantar um trajeto que perpassa Sério, Boqueirão do Leão, Progresso, Marques de Souza, Canudos do Vale e Forquetinha. Inspirada no passeio ciclístico da Rota Romântica, na Serra Gaúcha, a iniciativa pode se tornar mais um atrativo para desenvolver o turismo regional.
O cicloturismo é mais um segmento que se fortalece dentro do setor. Apenas na região, são milhares de pessoas adeptas a esta modalidade, e uma atração intermunicipal como essa pode explorar esse potencial.
O fato é que, nos últimos tempos, uma oportunidade de ouro se abriu para o turismo do Vale diante das novas tendências que transformam o setor. Especialistas na área apontam o crescimento da busca por roteiros compatíveis com o que a região tem de melhor a oferecer.
Por mais estranho que pareça, a pandemia favoreceu as características locais do segmento. No início, diante de tantas restrições impostas pelo medo de contágios, os adeptos passaram a privilegiar destinos mais próximos, voltados à contemplação da natureza e capazes de proporcionar um ambiente de isolamento e bem-estar. Muito diferente dos rumos tradicionais mais concorridos.
Mesmo que o cenário pandêmico hoje seja outro, graças ao avanço da vacinação, essa mudança veio para ficar. E é nessa oportunidade que o setor ganha cada vez mais relevância.
Até pouco tempo atrás, fazer o segmento no Vale romper as divisas e fronteiras do RS podia parecer pouco provável. Porém, com a obra do Cristo Protetor de Encantado, a região ganhou projeção internacional.
Que a região tem enorme potencial turístico, há um grande consenso. O desafio é qualificar empreendedores, preparar rede hoteleira, restaurantes, interligar com outras rotas e melhorar a infraestrutura para que os turistas venham, usufruam dos produtos e serviços locais, saiam satisfeitos e queiram retornar.