O penúltimo dia do Crie Smart Cities terá, entre seus destaques, palestras e debates voltados à tecnologia, sustentabilidade, governança e mobilidade urbana. A programação inicia às 14h e se estende até a noite. As atrações terão transmissão virtual pela plataforma Univates Ao Vivo e Google Meet.
A palestra principal da quinta-feira debaterá o uso de dados para as cidades mais inteligentes, que se alimentam de informações e conhecimento. O convidado será Ricardo Cappra, pesquisador de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute.
Cappra lidera um time global que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico das organizações. Esses métodos são utilizados por grandes corporações mundiais, como UOL, Banco Itaú, Ambev e o governo dos Estados Unidos.
Trabalho dos Coredes
Um dos painéis previstos para hoje também debaterá a experiência de governança regional dos conselhos regionais de desenvolvimento (Coredes). Participarão do painel a vice-presidente e ex-presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, e o professor da Unijuí e integrante do Corede Noroeste Colonial, Sérgio Allebrandt.
Ruas completas
Entre as oficinas desta quinta-feira, destaque para a “Ruas Completas e as Smart Cities”, que terá a participação de Andressa Ribeiro e Bruno Braga Batista, da equipe técnica do World Resources Institute. A ideia é pensar e projetar uma Rua Completa para um caso real de Lajeado.
Nesta quinta
Palestras
19h – “Uso de dados para cidades mais inteligentes”, com Ricardo Cappra
Painéis
19h – “Educação para um trânsito compartilhado”, com Paulo Sehn, Vinicius Renner e Nathasa Erthal
20h – “A experiência de governança regional dos Coredes”, com Cintia Agostini e Sérgio Allebrandt
20h30min – “Sistema de conexão de espaços abertos de Lajeado”, com Karina Krein e Jane Mazzarino
21h – “Concessão de Patentes”, com Cristiani Reimers e Claudete Rempel
21h – “As cidades e suas relações com os recursos hídricos”, com Álvaro Sanchez Bravo
21h – “Como a arte e a cultura podem transformar territórios”, com Clayton Mello
Oficinas
14h – “Ruas Completas e as Smart Cities”, com equipe técnica do WRI
20h30min – “Produção de campanha para educação e empatia no trânsito”, com Josué Jung
Roda de conversa
18h30min – “Legado das ecovilas para a construção de cidades sustentáveis”, com Taisa Mattos
19h – “Cidades resilientes e mobilidade”, com Abner de Freitas
19h – “Transitando entre a arte e a vida na escola e na cidade”, com Angelica Vier Munhoz, Fabiane Olegário e Maristela Juchum